Lando: falta de pesquisa científica nas universidades públicas é problema de soberania nacional
O senador Amir Lando (PMDB-RO) disse ser um problema de soberania nacional a crise por que passa a universidade pública e o crescimento de instituições privadas no país, principalmente em Rondônia, onde a universidade federal espera pela contratação de mais de 60 professores. Segundo ele, a presença de somente uma minoria rica no ensino superior gera a diminuição da pesquisa científica por parte dos cientistas locais, despertando o interesse de empresas internacionais no setor.
- A pesquisa paralisada nas universidades públicas locais, por falta de recursos, e a vaga de professor não preenchida na universidade local são o contraponto de -cientistas internacionais-, contratados a peso do nosso ouro por agências multinacionais, que são acobertados por pretextos -midiosos- quase sempre a título de suposta preservação do meio ambiente - disse o parlamentar.
Amir Lando, no entanto, acredita que, com as indicações embutidas nas primeiras ações do novo governo, esse problema será contornado. Usando como exemplo o problema que ocorre no seu estado, ele disse que essa é também a expectativa de alunos e professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que espera a contratação de 60 professores efetivos e 40 substitutos.
- O que desejam os estudantes, o corpo docente e a direção da Unir é nada mais que a universidade possa continuar a busca de conhecimento que permita a manutenção, no futuro, da integridade nacional. Não se admite dimensionar tais contratações apenas sobre o prisma dos custos, como era visto até recentemente. Com certeza o novo governo levará em conta, principalmente, os benefícios de uma universidade viva, presente, atuante, amazônica e, sobretudo, brasileira - finalizou o senador.
25/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Programa incentivará pesquisa científica em universidades privadas
Universidades públicas poderão ser obrigadas a divulgar produção científica na internet
CCT vota projeto que incentiva pesquisa científica nas universidades privadas
Universidades particulares serão obrigadas a participar de programa de estímulo à pesquisa científica
ALCÂNTARA PROPÕE PRIORIZAR PESQUISA CIENTÍFICA NACIONAL
Amir Lando diz que Lula respeita soberania do Congresso