CCT vota projeto que incentiva pesquisa científica nas universidades privadas



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) reúne-se nesta quarta-feira (7) e poderá votar substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que tem a finalidade de instituir o Programa de Estímulo às Atividades de Pesquisa Científica nas Instituições Privadas de Ensino Superior (CT-Universidades). A proposta original (PLS 409/03), apresentada pelo senador licenciado e atual ministro das Comunicações, Hélio Costa, tem o objetivo de obrigar as instituições de ensino superior privadas a criarem a Fundação de Pesquisa Universitária. A matéria será votada em decisão terminativa da comissão.

Demóstenes observou que as instituições privadas não têm acesso aos recursos públicos para financiamento de pesquisa científica e as instituições públicas desempenham a atividade de forma precária devido à falta de recursos humanos e financeiros. Para estimular o financiamento da pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, o senador defendeu a adoção de medidas menos onerosas, que não dependam de estrutura complexa de uma fundação para funcionar, como propõe o projeto original.

Demóstenes também destacou em seu relatório que o Estado não pode obrigar instituições privadas a destinarem parte de seu patrimônio para a criação de uma fundação, pois, segundo ele, a Constituição garante o direito de propriedade.

Assim, o relator sugeriu a criação de um programa de estímulo à pesquisa, pela adaptação do modelo de Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia, administrados ou coordenados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que funcionam por meio de gestão compartilhada de todas as instituições.

Radiodifusão

A CCT também vai examinar na mesma reunião 18 projetos de decreto legislativos que tratam da concessão, autorização ou permissão de funcionamento de emissoras de televisão e rádios. As propostas, de autoria do Executivo, prevêem execução dos serviços nas cidades de Içara, São Miguel do Oeste, Águas Frias, Porto União (SC);Jardim de Angicos, Baía Formosa, Umarizal (RN); Campina Grande, Três Pontas (MG); Palmeira, Serranópolis do Iguaçu (PR); Terra Roxa, Cruzeiro (SP); São João do Polesine (RS); Mara Rosa (GO); Lago da Pedra (MA); Nioaque (MS); e Baião (PA).

A reunião da CCT está marcada para as 8h45, na sala 19 da ala Senador Alexandre Costa.



05/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa incentivará pesquisa científica em universidades privadas

Senado aprova projeto que incentiva pesquisa científica

CE vota projeto que institui bolsas de estudos para alunos de universidades privadas

CCT delibera sobre proposta que incentiva doações a projetos de pesquisa científica

Universidades particulares serão obrigadas a participar de programa de estímulo à pesquisa científica

Lando: falta de pesquisa científica nas universidades públicas é problema de soberania nacional