LAURO CAMPOS ANALISA DESEMPREGO EM ENTREVISTA À TV SENADO



Pesquisa da Unicamp revelou que o Brasil passou do quinto para o terceiro lugar no ranking mundial do desemprego. Este é o tema da entrevista do senador e economista Lauro Campos (PT-SP) à TV Senado, que vai ao ar nesta terça-feira (dia 14), às 3h30 e às 7h30. Lauro Campos aponta como uma das causas do aumento do desemprego a política econômica e social do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Lauro Campos afirma que o pagamento dos juros da dívida pública tem obrigado o governo a cortar custos, enxugando a máquina administrativa com a demissão de funcionários públicos. Além disso, o governo também gera desemprego quando vende as estatais, que demitem funcionários para reduzir gastos, observa.
O avanço da tecnologia também vem aumentando o número de desempregados no mundo, segundo Lauro Campos, para quem não há solução para o desemprego dentro do capitalismo, que desemprega o trabalhador. Ele frisa que se o governo não o reempregar, o capitalismo é levado ao desastre. O senador cita o exemplo do governo americano que em função da política neoliberal também gerou desemprego, sendo obrigado a readmitir funcionários públicos para melhorar a situação do emprego no país.

13/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LAURO CAMPOS COMENTA PLEBISCITO DA DÍVIDA EM ENTREVISTA À TV SENADO

LAURO CAMPOS COMENTA ENTREVISTA DE MALAN

Lauro Campos propõe ampliação do prazo do seguro-desemprego

LAURO CAMPOS ANALISA GLOBALIZAÇÃO

LAURO CAMPOS ANALISA GLOBALIZAÇÃO

Lauro Campos analisa encontro de FHC com Bush