Lauro Campos analisa encontro de FHC com Bush



O senador Lauro Campos (PT-DF) criticou nesta segunda-feira (dia 2), em Plenário, a viagem do presidente Fernando Henrique Cardoso aos Estados Unidos para tratar da criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Segundo Lauro Campos, Fernando Henrique não discutiu a real conveniência da criação da Alca para o Brasil, preferindo ater-se à tentativa, aparentemente bem sucedida, de adiar o início do novo mercado de 2003 para 2005.

- Olhar nos olhos de Bush deveria ser mais do que flertar com a intimidade do poder mundial. Fernando Henrique Cardoso olhou no olho vazio de Bush e não viu mais nada. As decisões adequadas ao império dos capitais oligopólicos já tinham sido tomadas. A Alca tinha de esperar por um novo agravamento da crise que os neoliberais dizem inexistir, mas que marca a pauta dos donos do mundo - ironizou o senador, referindo-se à promessa feita por Fernando Henrique de tirar os óculos e olhar "olho no olho" do presidente George Bush, como forma de marcar a posição brasileira, depois que este havia declarado que iria olhar o presidente brasileiro "nos olhos" e dizer que era a favor do livre comércio.

Segundo Lauro Campos, o adiamento deveu-se à necessidade das multinacionais de desativar unidades à espera de uma redução sensível do consumo. "Para não voltar de mãos abanando", como disse o senador, Fernando Henrique resolveu apoiar publicamente o Fundo Monetário Internacional (FMI), que tem sofrido ataques do governo norte-americano.

O senador aproveitou a sua presença na tribuna para esclarecer alguns aspectos de seu último discurso, em que analisou a evolução do sistema capitalista. Para o parlamentar, o mundo assiste ao desdobramento de uma etapa iniciada em 1930, ao longo da qual o capitalismo tem trocado força produtivas por forças destrutivas, levando a indústria bélica a tornar-se o centro de interesse do sistema. Campos também criticou a valorização excessiva da tecnologia de informação digital, que leva os indivíduos a conectarem-se por meio de computadores - as infovias - sem no entanto manterem um contato real com o mundo.

02/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LAURO CAMPOS ANALISA GLOBALIZAÇÃO

LAURO CAMPOS ANALISA GLOBALIZAÇÃO

LAURO CAMPOS ANALISA AUMENTO DA VIOLÊNCIA EM BRASÍLIA

LAURO CAMPOS ANALISA DESEMPREGO EM ENTREVISTA À TV SENADO

Lauro critica maniqueísmo de George Bush e belicismo norte-americano

Suassuna analisa conseqüências da reeleição de Bush para o Brasil