LAURO CAMPOS ATRIBUI A QUEDA DE FHC NAS PESQUISAS À 'CONFISSÃO DE MENTIROSO'



O senador Lauro Campos (PT-DF) atribuiu a queda do presidente Fernando Henrique Cardoso nas recentes pesquisas eleitorais ao fato de ele haver confessado ser 'mentiroso', na aula inaugural dada no Hospital Sarah Kubitschek, há algumas semanas. "Como um representante do poder carismático, ele cometeu um suicídio político, porque a mentira acaba com o carisma", afirmou.

Fazendo um estudo filosófico desde Aristóteles até Max Weber, Sartre e Marx, Lauro Campos explicou que ninguém pode exigir que um chefe de Estado diga toda a verdade. "Um presidente não pode sair por aí revelando mudanças nas taxas de juro, no câmbio ou em questões de segurança nacional. Mas isso é diferente de se confessar um 'mentiroso', como fez na aula inaugural", disse, lembrando que FHC já havia pedido que esquecessem tudo aquilo que escrevera, durante a campanha eleitoral de 1994.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou a importância de um líder político dizer a verdade, lembrando que o ex-presidente Richard Nixon, dos Estados Unidos, foi obrigado a renunciar ao cargo por ter mentido sobre o episódio conhecido como Watergate. "FHC, ao faltar com a verdade em inúmeras situações, está se prejudicando politicamente", concluiu.



03/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LAURO CAMPOS ATRIBUI MORTE DE BETINHO A DESCASO COM A SAÚDE

LAURO CAMPOS QUER LIMITAR DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS DURANTE ELEIÇÕES

Frente atribui queda ao próprio Ciro

Lauro Campos registra falecimento de Álvaro Campos

FOGAÇA ATRIBUI QUEDA DE FUJIMORI A INTERESSES ESTRANGEIROS CONTRARIADOS

Heráclito atribui queda de popularidade do governador do Piauí ao governo federal