Lauro Campos culpa FHC pela crise no Senado
Para Lauro Campos, o Fernando Henrique tem sido bem sucedido na sua estratégia de enfraquecer o Legislativo, de modo a conduzir sem maiores resistências a sua política econômica neoliberal e aprovar as matérias de seu interesse no Congresso. Na opinião do senador, quem está pagando é o país, uma vez que os recursos públicos se esgotam na salvação de bancos falidos e na privatização de empresas.
Em sua análise, Lauro Campos usou a expressão "irmãos siameses" para se referir à aliança política que elegeu Fernando Henrique com apoio de Antonio Carlos. A crise atual seria como que a conseqüência da separação desses "gêmeos" políticos empreendida pelo presidente da República.
- É preciso ver que o jogo de Antonio Carlos em parte protegia o Senado e a sua imagem. Se continuar esse processo de cortar pescoços, vão sobrar aqui no máximo três senadores - disse Lauro Campos, em alusão à ameaça de cassação de Antonio Carlos, José Robero Arruda (sem partido-DF) e Jader.
Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) lamentou que o mais importante no momento sejam os holofotes dirigidos ao Conselho de Ética, onde Antonio Carlos e Arruda estão sendo investigados. O senador acreano propôs que todos os senadores abram mão de seus sigilos bancários como demonstração de disposição para a transparência e a ética.
30/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lauro Campos culpa FHC pela crise no Senado
Alvaro Dias culpa Executivo pela crise no Senado
LAURO CAMPOS DIZ QUE DEFLAÇÃO É SINAL DE CRISE
Serra culpa Ciro pela crise
Crise atinge governo e tira legitimidade de FHC, diz Lauro Campos
PLANO REAL LEVOU À CRISE, AFIRMOU LAURO CAMPOS