Lauro quer manter Petrobras como estatal



O senador Lauro Campos (PT-DF) voltou a defender a não privatização da Petrobras e de todas as suas subsidiárias. Para ele, a empresa é um patrimônio público inalienável, construído por gerações de brasileiros.

Lauro Campos já chegou a apresentar projeto de lei que proíbe a venda da empresa. A matéria aguarda deliberação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O senador lembrou que a atual conjuntura econômica internacional demonstra a importância estratégica do petróleo para o desenvolvimento econômico do país.

Entende Lauro Campos ser necessário garantir a continuidade do esforço nacional pela auto-suficiência em petróleo, simbolizado pela Petrobras ao longo desses 50 anos. Para o senador, é preciso impedir a privatização da empresa como forma de limitar a desnacionalização do setor petrolífero.

- A Petrobras constituiu-se em um verdadeiro exemplo de como uma empresa estatal, corretamente administrada, pode impor-se até mesmo no mercado internacional dominado pelas chamadas Sete Irmãs, razão pela qual é necessário lutar pela sua não privatização - finalizou Lauro Campos.

23/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lauro Campos quer que retirada de assinatura em pedido de CPI seja tratada como quebra de decoro

Primeira mulher presidenta da Petrobras é funcionária de carreira da estatal

VALADARES: GOVERNO ENFRAQUECE PETROBRAS PARA PRIVATIZAR A ESTATAL

Relatório final isenta Petrobras e sugere alterações no processo de licitações e contratos da estatal

Arruda anuncia decisão de manter o nome da Petrobras

LAURO CAMPOS DENUNCIA:PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS É PARTE DO ACORDO COM O FMI