Legislação brasileira proíbe o trabalho em feriado



Exceção é apenas para categorias com autorização em Lei ou convenção coletiva

 

No Brasil, o trabalho em dias de feriados civis e religiosos é vedado pela Legislação, porém, essa regra não é absoluta. Existem empresas que não podem interromper as atividades por prestarem serviços essenciais à população, como por exemplo, médicos, policiais, bombeiros, dentre outros. Nessas situações, o trabalho deve ser remunerado em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga como compensação.

Os feriados civis e religiosos são determinados por leis. Os nacionais, estaduais e municipais são regulados pela Lei n. 9.093/95. Conforme a Lei n.10.607/02, são feriados nacionais os dias 1º de janeiro (Dia Mundial da Paz), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

 A Lei nº 11.603/07 permite o trabalho aos domingos nas atividades do comércio em geral, observada a legislação municipal, assim como nos feriados, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho. Ainda de acordo com essa lei, os trabalhadores domésticos também passaram a ter direito aos feriados civis e religiosos. Portanto, se trabalharem nesses dias, o empregador deve proceder com o pagamento do dia em dobro ou conceder ao empregado doméstico uma folga compensatória em outro dia da semana.

Se não houver autorização em lei ou convenção coletiva, o trabalho em dias de feriados nacional ou religioso é vedado e, portanto, não há que se falar em acordo verbal para compensação de qualquer natureza ou pagamento em dobro, sofrendo a empresa as penalidades previstas decorrentes do descumprimento da lei.

 

Leia mais:

Trabalhadores nascidos entre outubro e dezembro recebem PIS/Pasep no mês de setembro

Quase 80% dos novos empregos de julho foram gerados em pequenas empresas

Sociedade pode contribuir com sugestões sobre prevenção a riscos no trabalho

 

Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego

 

06/09/2012 18:17


Artigos Relacionados


Para Sarney, trabalho dos especialistas na reforma da legislação brasileira traz bons resultados

CAE retira da legislação norma que proíbe contratação de seguro para menores de 14 anos

CD-ROM DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SERÁ LANÇADO EM AGOSTO

Propostas da CPI atualizam a legislação brasileira contra a pedofilia

Jurista condena 'expansionismo penal' na legislação brasileira

Legislação ambiental brasileira é uma das mais modernas do mundo, diz especialista