Legislação incentiva compra de itens sustentáveis



Como utilizar o poder de compra do Estado para incentivar a inovação tecnológica, a preservação da natureza e a criação de uma consciência sobre o consumo responsável. Esses e outros assuntos foram levados a uma plateia de gestores públicos.

Reunidos na sede da Universidade dos Correios para o 1º Encontro de Logística, os servidores puderam questionar e discutir sobre temas como o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), criado inicialmente para desburocratizar as contratações e obras das olimpíadas e da copa e, posteriormente, estendido às obras de educação, saúde e do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

André Gomes, de 42 anos, é arquiteto e trabalha na unidade de logística da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em Brasília. Em suas atividades cotidianas, André sente dificuldade em justificar juridicamente a compra de itens sustentáveis para o órgão onde trabalha.

“O departamento jurídico já retornou algumas demandas dizendo que incluir especificações sustentáveis pode ser restritivo para a participação das empresas”, relatou Gomes.

Durante a apresentação da diretora de Logística e Serviços Gerais do Ministério do Planejamento, Ana Maria Vieira Neto, André se familiarizou com normas como a Lei nº 12.462 de 4 de agosto de 2011. A norma instituiu o RDC, que tem como uma de suas prerrogativas o desenvolvimento regional e a sustentabilidade.

“O consumo não é um ato neutro. Muitas vezes o menor preço não leva em conta critérios como o tempo de vida útil do bem e o descarte desse bem, assim como os resíduos que ele pode gerar ao meio ambiente”, explicou Ana Maria Vieira Neto.

A diretora incentivou o uso do RDC pela Administração Pública. “É um mecanismo que facilita muito as compras e ainda agrega critérios de responsabilidade social”, afirmou o arquiteto André Gomes.

O 1º Encontro de Logística foi uma iniciativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento com apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O evento discutiu alternativas para uma melhor gestão da administração pública. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no Portal de Compras do Governo Federal, o Comprasnet.

Fonte:
Ministério do Planejamento 



14/11/2013 18:03


Artigos Relacionados


Governo incentiva empreendedores a realizarem compras sustentáveis

Compra de produtos sustentáveis até março já superam em 83% o ano de 2011

Governo incentiva compra de produto ecológico

Para especialistas, falta de legislação favorece compra de terra por estrangeiros

CAE ANALISA PAUTA DE 14 ITENS

CI tem pauta com quatro itens