Legislativo homenageia instituto educacional e encontro tradicionalista
A Assembléia Legislativa realizou hoje Grande Expediente conjunto para homenagear os 150 anos do Instituto Sinodal Duque de Caxias, de Sapiranga, proposto pelo deputado João Fischer (PPB), e também enaltecer a importância da preservação da nossa história para a tradição e para a cultura do Rio Grande no Encontro de Artes e Tradições Gaúchas - Enart, por proposição do deputado Osmar Severo (PTB).
Em seu pronunciamento, o deputado João Fischer destacou que a instituição escolar sapiranguense "comemora neste ano seu sesquicentenário, sendo uma das mais antigas instituições de ensino do Rio Grande do Sul". Em um breve histórico do Instituto Sinodal Duque de Caxias, João Fischer lembrou que "naquela época, funcionava uma escola frequentada por 31 alunos atendidos por um professor" acrescentando que "o primeiro nome conhecido como mestre da escola da comunidade foi de Johann Georg Klein, cunhado de João Jorge Maurer e de sua esposa Jacobina Mentz Maurer, os protagonistas da histórica revolta dos Mucker".
Conforme o parlamentar pepebista, "o instituto tem por objetivo uma educação geral e o desenvolvimento das aptidões e habilidades do educando, dando valor à sua imaginação e criatividade, levando-o a compreender o mundo em que vive, visando à humanização da técnica e dignificação humana". João Fischer encerrou sua homenagem observando que "nesses 150 anos, a escola colaborou para a formação de lideranças políticas como prefeitos, vereadores, líderes emancipacionistas, empresários e líderanças comunitárias, que fizeram de Sapiranga a maior exportadora de calçados femininos do Brasil".
Por sua vez, o deputado Osmar Severo elogiou a realização do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart) em Santa Cruz do Sul e afirmou "ser um motivo de muito orgulho poder desta tribuna falar em nome dos rio-grandenses e agradecer a maneira como os CTGs de Santa Cruz, como os peões e as patroas de CTGs elevam as tradições do Rio Grande do Sul". O parlamentar enfatizou o êxito do evento para o turismo local, observando que "a rede hoteleira de Santa Cruz ficou lotada e o comércio satisfeito" e comentando ainda sobre o destaque nos jornais da região "que estamparam o ocorrido naquele município".
O deputado petebista informou ainda ter recebido em seu gabinete o tradicionalista Paixão Côrtes, que manifestou apoio à sua atuação em defesa da cultura gaúcha, "trazendo seus livros, suas idéias sobre o futuro do Rio Grande, o que já fez, e o que ainda pode fazer". Osmar Severo também fez a entrega de uma placa em homenagem ao Enart para o representante do encontro, Antônio Pereira dos Santos.
11/29/2000
Artigos Relacionados
Zambiasi prestigia encontro tradicionalista no Vale dos Sinos
Cristovam homenageia professores e defende revolução educacional
Instituto Legislativo Brasileiro oferece cursos presenciais
INSTITUTO LEGISLATIVO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE CLONAGEM E TRANSGÊNICOS
Instituto Legislativo Brasileiro comemora procura por cursos gratuitos a distância
Maciel abre encontro das escolas do Legislativo