Lei da TV por assinatura impulsiona crescimento do mercado de audiovisual



A TV por assinatura está cada vez mais presente nos lares brasileiros. Atualmente, o serviço atinge 16,97 milhões dos lares do País. Os números representam uma evolução de 0,95% na base de assinantes em relação a março último, e de 4,8% na comparação com abril do ano passado.

Considerando o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV por assinatura são distribuídos para aproximadamente 54,3 milhões de brasileiros e estão presentes em 28,1% dos domicílios do País.

De acordo com o Ministério das Comunicações, a Lei 12.485/11 , conhecida como Lei de Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), aprovada em setembro  de 2011, permitiu esse crescimento no mercado de conteúdos, e também contribuiu para o aumento no número de assinantes. 

Entretanto, com o crescimento do mercado, já se observa a falta de mão de obra especializada na produção de conteúdos audiovisuais, para cumprir a cota da programação nacional determinada por lei.

Para o assessor da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, James Görgen, esta escassez de profissionais na área de audiovisual (de roteiristas a operadores de som), é “um bom problema que está acontecendo no mercado”.

Segundo Görgen, o Ministério das Comunicações está desenvolvendo duas ações abrangentes, juntamente com outros órgãos do governo federal. A primeira delas é a formulação de uma Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos. “O objetivo é estimular a criação de Arranjos Produtivos Locais (APL)”,  explica.