Lei de Acesso à Informação registra atendimento de 71% dos pedidos feitos ao Executivo
Superintendência de Seguros Privados foi o órgão com mais pedidos de informação
A Lei de Acesso à Informação completa um mês. Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU) há razão para se comemorar, porque dentre os 10.311 pedidos feitos por cidadãos a órgãos do Poder Executivo, 7.320 (71%) foram atendidos. Os 2.990 (29%) restantes ainda estão sendo respondidos dentro do prazo legal (20 dias corridos, prorrogáveis por mais dez).
De acordo com a CGU, até a noite de sexta-feira (15), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) era o órgão com mais pedidos de informação: 1.171. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estava em segundo lugar, com 739 pedidos, o Banco Central, em terceiro, com 483, o Ministério do Planejamento, em quarto, com 400, e o Ministério da Fazenda, com 288 pedidos.
Segundo o setor de Prevenção da Corrupção da CGU, se o cidadão não estiver satisfeito com a resposta recebida ou o órgão solicitado se omitir, ele tem o direito de recorrer. No caso do Poder Executivo, o recurso é encaminhado à autoridade superior, responsável pela informação, ao ministro da pasta e, em última instância, à CGU.
A Lei de Acesso à Informação foi sancionada no fim de 2011 e tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. O decreto que regulamenta a lei foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 16 de maio.
Leia mais:
Serviço de informações ao cidadão do governo está em pleno funcionamento, diz CGU
Serviço de Informações ao Cidadão já recebeu mais de cinco mil pedidos
Fonte:
Agência Brasil
18/06/2012 12:50
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