Lei de fomento à Base Industrial de Defesa é regulamentada
O decreto foi publicado, nesta segunda-feira (1º), no Diário Oficial da União. A iniciativa está inserida no contexto do plano Brasil Maior
O governo federal editou o Decreto nº 7970, de 28 de março de 2013, que regulamenta dispositivos da Lei 12.598/2012, marco legal para as compras, as contratações e o desenvolvimento de produtos e sistemas de defesa no país. Sancionada em março do ano passado, a Lei 12.598 assinala um ponto de inflexão no modo como o Brasil cuida da indústria de defesa. Além de instituir um marco regulatório para o setor, a norma diminui o custo de produção de companhias legalmente classificadas como estratégicas e estabelece incentivos ao desenvolvimento de tecnologias indispensáveis ao Brasil.
De imediato, a regulamentação traz a possibilidade de credenciar Empresas Estratégicas de Defesa (EED), homologar Produtos Estratégicos de Defesa (PED) e mapear as cadeias produtivas do setor. A norma também permite estimular as Compensações Tecnológicas, Industriais e Comerciais e fomentar o conteúdo nacional da Base Industrial de Defesa, bem como incrementar a pauta de exportações de produtos de defesa.
- Empresas que atuam com tecnologia e inovação terão nova linha de crédito
- Micro, pequenos e médios empresários terão ciclo de palestras sobre negócios
01/04/2013 20:44
Artigos Relacionados
É importante ter uma base industrial de defesa sólida, diz Amorim
Amorim defende base industrial de defesa forte para paz no Atlântico Sul
CAE debate fomento à competitividade industrial
Projeto de lei estabelecerá mecanismos de fomento à indústria de defesa
Sarney e senadores da base participam de lançamento de pacote de política industrial
Cristovam Buarque destaca artigo em defesa da educação de base