Lei Florestal está em processo de regulamentação
Decreto unificando os cadastros estaduais e federal permitirá um diagnóstico de mais de 4,8 milhões de propriedades
Começou nessa quinta-feira (19) o processo de regulamentação da lei que alterou o Código Florestal Brasileiro. Entre as medidas está a unificação dos cadastros ambientais estaduais e federal em um banco de dados nacional que permitirá um diagnóstico da situação ambiental de mais de 4,8 milhões de propriedades de pequenos produtores e agricultores familiares em todos os Pais. “Estamos virando uma página e mudando o foco do debate, fechando um ciclo”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “Agora a tarefa é tornar o novo código uma realidade”.
O desafio é implantar, em conjunto com estados e municípios, o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A área a ser cadastrada é de 329 milhões de hectares, sendo 80 milhões de estabelecimentos da agricultora familiar. Após o cadastramento, os proprietários podem aderir ao Programa de Regularização Ambiental, dando início ao processo de recomposição das áreas de preservação permanentes que foram degradadas depois de 2008 e à reconstituição das reservas florestais das propriedades, onde elas foram suprimidas total ou parcialmente.
Banco de dados
O processo de consolidação do CAR começou há dois anos de forma isolada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelos estados, por meio do Sistema de Cadastramento Rural, na Internet. Até agora, já foram acertados acordos com 14 estados para a realização do cadastro e migração de bancos de dados para o banco de dados nacional.
O Rio de Janeiro já assinou o pacto de cooperação. Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rondônia e Bahia têm sistemas funcionando e, juntos, já cadastraram 160 mil imóveis. Acre, Mato Grosso, Tocantins e Espírito Santo estão em implantação, com a previsão inicial de cadastrar outros 400 mil imóveis. A expectativa é de que o novo decreto acelere o cadastramento.
Mapa digital
Por meio do levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa, o CAR traça um mapa digital da propriedade, a partir do qual são calculados os valores da área para diagnóstico ambiental.
Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, empreendedores familiares rurais e povos e comunidades tradicionais são os beneficiários especiais do programa. Eles terão apoio do poder público para recuperar as áreas de APP e RL degradadas dos seus imóveis rurais.
Além disso, recebem assistência técnica rural, educação ambiental, mudas e sementes e capacitação. Isso vai ajudar os produtores rurais na geração de emprego e renda, movimentando a economia. Aqueles que foram multados após 2008, por estarem em desacordo com a legislação ambiental, terão suas multas suspensas. Após ter o Cadastro aprovado, o cumprimento do Programa de Regularização Ambiental assegura a quitação das multas por conversão em pagamentos por serviços ambientais.
Desmatamento
O desmatamento é um processo de degradação da vegetação nativa de uma região e pode provocar um processo de desertificação. O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana são alguns fatores que devastam ambientes naturais e reduzem o número de habitats para as espécies. Um dos principais agentes do desmatamento é o homem.
Nos últimos anos, a atividade humana tem invadido o meio ambiente em diferentes escalas e velocidades, o que resulta na degradação de biomas. Além de lançar na água, no ar e no solo substâncias tóxicas e contaminadas, o homem também agride o ambiente capturando e matando animais silvestres e aquáticos e destruindo matas.
Para mais informações acesse:
Leia mais:
Vetos ao Código Florestal restauram acordo selado entre governo e líderes partidários
Diário Oficial publica vetos e MPs referentes ao novo Código Florestal Brasileiro
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Portal Brasil
19/10/2012 17:00
Artigos Relacionados
Inventário Florestal Nacional está previsto em relatório do Código Florestal
Regulamentação da acupuntura está na pauta da CCJ
Regulamentação da profissão de publicitário está na pauta da CE
Regulamentação de substitutos do leite materno está na pauta da CAS
Regulamentação para analista de sistemas está na pauta da CAS
Regulamentação do Fundeb está na pauta de votações do Plenário