Leilão da faixa de 450 MHz deve melhorar qualidade das chamadas em roaming



 O leilão da faixa de 450 MHz, que será realizado no dia 12 de junho, será decisivo não apenas para o atendimento das áreas rurais, mas também para a cobertura de estradas e regiões com ocupação dispersa de modo geral, de acordo com o gerente de projeto da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Marcelo Ferreira.

"De uma forma simplificada, podemos dizer que essa faixa de frequência permite uma maior cobertura com menos investimentos, uma vez que ela precisa de um número muito menor de torres para atender determinada área de que as faixas utilizadas atualmente”, explicou. A afirmação foi feita na terça-feira (29), durante audiência pública realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

O satélite geoestacionário, que o governo pretende colocar em órbita em 2014, também foi mencionado pelo representante do ministério como uma das iniciativas que devem melhorar a qualidade das chamadas em roaming - ou seja, fora da localidade geográfica onde o usuário está registrado. “Por cobrir extensas áreas geográficas, ele permitirá que os serviços de telecomunicações cheguem mesmo a regiões mais isoladas” afirmou.

O ministério pretende utilizar o satélite no atendimento das metas do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e no atendimento à zona rural. Ferreira destacou, ainda, outras ações do governo que deverão contribuir para ampliar o nível de cobertura da telefonia celular e dos serviços de telecomunicações em geral, tais como o Projeto de Lei Geral de Instalação de Antenas e o Decreto de Implantação Conjunta de Infraestrutura e Direito e Passagem, além dos investimentos na ampliação da rede pública de fibra óptica, administrada pela Telebras.

A discussão enfocou o Projeto de Lei nº 465/2011, já aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, que torna obrigatória a cobertura da telefonia celular ao longo das rodovias federais.

Também participaram da audiência o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno de Carvalho Ramos, e o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, além dos parlamentares.

 

Fonte:
Ministério das Comunicações



30/05/2012 14:58


Artigos Relacionados


Conselho de Comunicação pede suspensão de edital para leilão da faixa de 700 MHz

Venda de faixa de frequência para tecnologia 4G em leilão deverá arrecadar R$ 3,8 bilhões

Programa da EMTU visa a melhorar qualidade do ar

PRESIDENTE SANCIONA LEI QUE IRÁ MELHORAR QUALIDADE DE ALIMENTOS

APROVADO PROJETO QUE IRÁ MELHORAR QUALIDADE DE ALIMENTOS

Projeto do governo busca melhorar qualidade do biodiesel