Leilão de energia em março terá participação de 598 empreendimentos



A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (14) o edital do leilão de geração de energia que será feito no dia 22 de março. O leilão A-3 vai contratar energia de novos empreendimentos de geração de fontes hidrelétrica, eólica e termelétricas a biomassa ou a gás natural, com início de suprimento a partir de 1º de janeiro de 2015.

A Empresa de Pesquisa de Energética (EPE) cadastrou 598 empreendimentos de geração de energia elétrica para o leilão. Somadas, as usinas possuem a capacidade instalada de 25.850 megawatts (MW). A maior parte dos projetos é de geração por fonte eólica: são 524 parques, que representam 88% de toda a oferta de usinas. O preço-teto do megawatt-hora foi fixado em R$ 112 para empreendimentos novos e de R$ 82 para ampliação de hidrelétricas.

O leilão será feito pela internet, com operacionalização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo. O edital deverá ser publicado no Diário Oficial da União da próxima sexta-feira (17) e os documentos relativos ao leilão estarão disponíveis no site da Aneel.

O último leilão de energia A-3, em agosto do ano passado, comercializou 1.543 megawatts médios de 51 usinas, das quais uma hidrelétrica (Jirau), 44 eólicas, duas usinas termelétricas a gás natural e quatro a biomassa.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

15/02/2012 12:56


Artigos Relacionados


Leilão garante oferta de empreendimentos de energia eólica e biomassa

Minas e Energia publica portaria com custos de empreendimentos termelétricos

Diário Oficial publica regras para leilões de energia de empreendimentos existentes

Adiado prazo de participação no leilão de Belo Monte

CAS vai debater leilão de energia

Leilão de Energia A-1 tem deságio médio de 2,5%