Lembo assina convênio para uso de helicóptero do Exército pela Polícia paulista
Aeronave será usada para o transporte de policiais em situação de emergência
A polícia de São Paulo vai utilizar o helicóptero HM-3 Cougar, do Exército Brasileiro, para o transporte em situações de emergência. O convênio que permitiu a parceria foi assinado nesta quinta-feira, 3 de agosto, pelo governador Cláudio Lembo e pelo comandante da região sudeste do Exército, general Luiz Edmundo de Carvalho, no Palácio dos Bandeirantes.
"Hoje estamos fazendo uma demonstração pública do relacionamento excepcional entre a Polícia do Estado de São Paulo e o Exército Brasileiro. Este convênio é significativo porque vai permitir uma integração nos exercícios comuns do Exército Brasileiro e da Polícia Militar", afirmou Lembo.
Ele destacou que, nessa parceria, o Exército cede um helicóptero de transporte e o Estado, homens da Polícia Militar. O governador ressaltou ainda a objetividade e a forma racional da integração entre Polícia e Exército.
"Esse relacionamento não tem nada a ver com os acontecimentos próximos passados. Tem a ver com o futuro, porque no momento que passamos a fazer exercícios conjuntos, podemos dar efetivamente uma segurança maior à sociedade, a todo momento. Além disso, temos um diálogo contínuo com o Exército", apontou Lembo.
O helicóptero HM-3, modelo Cougar AS 532 EU MK-1, é usado para transporte tático e apoio logístico. A aeronave é ágil, rápida e versátil e tem capacidade para 22 tripulantes. "Como é um helicóptero relativamente novo, inclusive no Exército Brasileiro, ele é muito desconhecido e a tropa que o utiliza precisa de treinamento específico", explicou o general Carvalho. Segundo ele, o treinamento será oferecido pela própria tripulação da aeronave e será realizado no Campo de Marte, onde o helicóptero ficará estacionado à disposição da Polícia paulista.
A previsão é que São Paulo gaste mais de US$ 5 mil por hora/vôo. Como o convênio prevê a utilização da aeronave por um total de 10 horas, o gasto estimado é de US$ 50,6 mil. Esse custo será arcado integralmente pelo Governo do Estado. O convênio assinado nesta quinta-feira (3/8), tem vigência de 30 dias, mas poderá ser ampliado.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Elizeu Eclair, o equipamento estará à disposição a partir deste fim de semana. "A tropa precisa se ambientar com o novo equipamento, que não é tão simples assim", disse. Ele destacou que a aeronave será usada por uma tropa especializada da Polícia Militar e que contará com todo o apoio do Exército.
A Polícia de São Paulo já conta com 16 helicópteros modelo Esquilo.
Secretaria da Segurança solicita recursos do Fundo Nacional
No último dia
08/03/2006
Artigos Relacionados
Lembo assina convênio com Exército para cessão de helicópteros
Lembo assina convênio com Exército para cessão de helicópteros
Cláudio Lembo assina convênio para interligação das vias Anchieta e Imigrantes
(Flash) Lembo assina convênio para restauro e administração do Mausoléu ao Soldado de 32 e Obelisco
Senado assina com Polícia Militar convênio para policiamento ostensivo
Habitação assina convênio com Bragança Paulista para construção de moradias