Leomar protesta contra mudança de modelo de matriz energética



O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) protestou contra as mudanças no modelo de matriz energética estabelecidas na medida provisória (MP 144) que está sendo examinada pelo Senado Federal. Caso aprovadas, elas prejudicarão o Tocantins e a médio prazo inviabilizarão o projeto de desenvolvimento econômico do estado.

Segundo ele, a criação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, ao exigir que a energia da nova hidrelétrica do Tocantins seja vendida a preço de custo, que é muito baixo, para ser mixada com energia de outras fontes resultará em preços mais altos desse insumo. Ao ser revendida ao Tocantins, a energia elétrica precisará ser cobrada a preços mais caros para os consumidores do estado.

- Isso trará uma injusta pena a ser colocada sobre o esforço hercúleo que o Tocantins fez para construir sua hidrelétrica com alta tecnologia e custos baixos, em função de parceria com os empresários privados do estado. Espero que os senadores estejam alertas para não permitir que essa injustiça seja feita com o Tocantins - advertiu.

Ciência e tecnologia

Quintanilha defendeu ainda a necessidade urgente de o poder público adotar providências para fortalecer o sistema nacional de ciência e tecnologia, destinando mais recursos para o setor, oferecendo mais bolsas de estudos para pesquisadores e incentivando empresas a contratarem o contingente de profissionais que entra no mercado.

Para ele, é um grande desperdício que os jovens cientistas sejam limitados a atividades pedagógicas ou administrativas. Somente com a integração dos doutores à iniciativa privada, para promover atividades de pesquisa e inovação, será possível assegurar o desenvolvimento sustentado que o Brasil deseja, apontou o senador.



10/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi quer mudança de matriz energética brasileira e incentivo ao carvão mineral

Matriz energética

Duciomar protesta contra mudança em lei de desapropriação rural

Ana Júlia protesta contra mudança em projeto de urbanização em Belém

Ferrovias e matriz energética preocupam senadores da CI

CI debate licenciamento ambiental e matriz energética