Leomar Quintanilha defende manutenção de bingos
Ao criticar a edição da medida provisória que proibiu a exploração de todos os tipos de jogos de azar no território nacional, por meio de máquinas eletrônicas ou em casas de bingos, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) comunicou que irá apresentar um pedido de alteração na matéria, em votação semana que vem no Senado. Sua intenção, revelou, é permitir que, pelo menos, os bingos de jogos de cartela possam funcionar.
- Essa decisão do governo é um equívoco, pois o que se esperava é que ele regulamentasse a atividade e não que a vetasse, ainda mais que os bingos já estavam definidos em leis com mais de dez anos de vigência, como as chamadas leis Pelé e Zico - informou. Ele explicou que essa legislação foi criada para que o esporte amador pudesse buscar fontes de financiamento, permitindo que essa categoria pudesse se desenvolver no país. Em decorrência, os clubes amadores construíram prédios, contraíram empréstimos e fizeram empreendimentos confinado na regulamentação das casas de bingos.
- O próprio Lula manifestou sua disposição em fazer isso e para nossa surpresa acabou vedando toda forma de jogos. Se buscarmos em nosso direito consuetudinário, descobriremos que o jogo de bingos faz parte de nossa cultura. Sem contar que seria uma fonte de financiamento das atividades sociais, derivado da tributação, e ainda uma forma de manter uma quantidade substancial de empregos - alertou Quintanilha.
Ele discordou também da argumentação de que a atividade contribui para o crescimento da criminalidade, como o narcotráfico e a prostituição. "Eu não creio que isso possa se dar com as casas de bingo, pois os criminosos querem a obscuridade e isso não é o que acontece com os bingos, que são muito visíveis", observou. Em sua opinião, o que está faltando é a fiscalização da atividade pelo Estado.
30/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
LEOMAR QUINTANILHA DEFENDE OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
Leomar Quintanilha defende criação do Dia do Idoso
Leomar Quintanilha defende medidas contra protecionismo americano e europeu
QUINTANILHA DEFENDE FUNCIONAMENTO DOS BINGOS COM FISCALIZAÇÃO
Leomar Quintanilha homenageia o Serpro
Leomar Quintanilha anuncia filiação ao PFL