Leomar Quintanilha quer que Unitins permaneça em funcionamento



O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) pediu, em pronunciamento nesta terça-feira (11), que o Ministério da Educação encontre uma forma de manter a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em funcionamento. O parlamentar explicou que o ministério não quer reconhecer a natureza jurídica da constituição da universidade, bem como seu modo operacional.

De acordo com o senador, o Ministério da Educação chegou a suspender o vestibular da Unitins, impedindo a admissão de novos alunos. Há ainda a proposta de transferir os alunos para outras escolas. Segundo ele, isso significaria o fim da instituição e tem causado uma grande apreensão em seus quase cem mil alunos.

- Não podemos aceitar - disse o senador, manifestando a sua expectativa de um entendimento que possibilite à Unitins um ajuste de conduta que permita o seu funcionamento.

Leomar Quintanilha relatou audiência pública realizada nesta terça-feira na Comissão de Educação do Senado, que contou com a presença dos senadores e deputados federais do estado. A audiência, disse, foi "uma tentativa de se ampliar o debate e buscar um caminho para que Unitins, em vez de encerrar suas atividades, as amplie".

O parlamentar informou que 76% dos alunos da instituição são do sexo feminino. Quase a metade tem renda inferior a R$ 760 e 97% têm mais de 30 anos.

- É o resgate da história, da justiça. São os que não tiveram oportunidade de, no tempo adequado, terem acesso sala de aula - afirmou o senador.

Quintanilha informou ainda que a Universidade foi criada em 1990, em um "ato de coragem" do então governador Siqueira Campos, com o objetivo principal de formar os professores da rede pública de ensino.



11/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


LEOMAR QUINTANILHA QUER CARGA PESADA NAS FERROVIAS

LEOMAR QUINTANILHA QUER APROFUNDAR DISCUSSÃO SOBRE ORÇAMENTO IMPOSITIVO

Leomar Quintanilha quer ajuda para municípios com dificuldades financeiras

Leomar Quintanilha homenageia o Serpro

Leomar Quintanilha anuncia filiação ao PFL

Quintanilha anuncia morte de Leomar Andrade