LEVY DIAS CRITICA AS ALTAS TAXAS DE JUROS



O senador Levy Dias (PPB-MS) criticou hoje (dia 02) as altas taxas de juros cobradas no Brasil, apelando ao Legislativo para que realize um profundo debate sobre o assunto. Em sua opinião, "a agiotagem hoje é oficial e a brutalidade dos juros está destruindo a crença das pessoas no país".

Lembrando que já vem insistindo nessa questão há algum tempo, Levy Dias afirmou ter recebido manifestações de todo o país, sobretudo de pequenos e micro empresários que enfrentam dificuldades para conseguir dinheiro de curto prazo.

- O custo médio desse dinheiro é de 218,43% ao ano. E, em razão desse custo, grande parcela da força de trabalho do país está trabalhando para os bancos, todo o suor do povo está sendo canalizado para os bancos - argumentou o senador.

Levy Dias entende que o fenômeno da globalização é irrelevante na questão de juros bancários. Como exemplo, disse que os bancos estrangeiros que compram instituições financeiras no Brasil começam imediatamente a cobrar os juros aplicados aqui e não os dos seus países de origem.

- Esses bancos não precisam fazer nada, não precisam investir um tostão com ninguém, não precisam gerar um emprego - observou o senador, criticando ainda o fato de que essas instituições investem nos títulos do governo sem correr nenhum risco.



02/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reginaldo Duarte condena altas taxas de juros

JEFFERSON PÉRES CONDENA ALTAS TAXAS DE JUROS

SARNEY CONDENA AS ALTAS TAXAS DE JUROS APLICADAS NO BRASIL

Alvaro Dias critica aumento do superávit e das taxas de juros

Antonio Carlos apresenta projeto contra altas taxas de juros

Jereissati condena manutenção de altas taxas de juros pelo Banco Central