Liberdade de imprensa exige responsabilidade, diz Renan



A imprensa brasileira nunca teve tanta liberdade como hoje, disse nesta quarta-feira (20) o presidente do Senado, Renan Calheiros, em sessão especial em homenagem aos 70 anos do Grupo Bandeirantes. Essa liberdade, a seu ver, deve ser acompanhada de responsabilidade, sem a qual, ainda na opinião do senador, abre-se espaço para "o excesso e a pirotecnia", em desfavor das instituições e a bem do sensacionalismo.

- Não existe democracia sem liberdade de imprensa. Nem qualquer chance de participação ativa no cenário nacional sem acesso à informação. Mas temos de estar atentos. Liberdade de imprensa exige equilíbrio, serenidade, ética e responsabilidade - alertou Renan, após lembrar a luta de sua geração pelas liberdades democráticas.

Na opinião do senador, o exercício da liberdade requer consciência coletiva, sob pena de se marchar para a "ditadura da opinião preconcebida". Por ser parcial, observou, essa opinião preconcebida segue "ao sabor dos ventos, inclusive dos ventos do preconceito, dos ventos dos interesses velados".

Ao elogiar a trajetória do grupo, Renan ressaltou a sua aposta no jornalismo, a seu ver sempre pautado "pela independência e pelo espírito crítico". O senador recordou, como exemplo dessa postura, a realização de um debate promovido pelo grupo, ainda na época do regime militar, entre o ex-governador Leonel Brizola, o então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Franco Montoro e o ex-deputado Mário Covas, que acabara de recuperar seus direitos políticos.

20/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Votação de vetos exige responsabilidade para evitar judicialização, diz Renan

José Alencar e a liberdade de imprensa

Mozarildo celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Em nota, Sarney defende a liberdade de imprensa

Antero Paes invoca a liberdade de imprensa

LÚCIO ALCÂNTARA ENALTECE LIBERDADE DE IMPRENSA