Mozarildo celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi celebrado no último dia 3. Como não estava em Brasília na ocasião, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) foi à tribuna nesta quarta-feira (9) para celebrar a data. Ele ressaltou em seu discurso que “a liberdade de imprensa é um dos principais pilares da democracia”.
– Onde não há democracia não há liberdade de imprensa – declarou o senador.
Mozarildo disse estar preocupado com possíveis movimentos que pretendam cercear a livre expressão, “que deve ser defendida por todos, em vez de ser temida por investigar e denunciar atos de corrupção contra o dinheiro público”. Ele frisou que, quando ocorrem abusos por parte da imprensa, “em vez de tentar calá-la, deve-se recorrer à lei, que oferece perfeitamente as formas de reparação, seja por meio de retificações ou processos judiciais”.
O senador sublinhou que a Constituição de 1988 garante a liberdade de imprensa. Ele citou o artigo 5º, que em seu inciso IV estabelece que “é livre a manifestação do pensamento”. E também recordou o artigo 220, no qual se determina que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição” e que “nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”.
09/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo denuncia ameaças à liberdade de imprensa no Brasil
Mídias do século 21 marcam debate no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Mozarildo acusa governador de Roraima de cercear liberdade de imprensa
País sobe no ranking mundial de liberdade de imprensa do Repórteres Sem Fronteiras
José Alencar e a liberdade de imprensa
Em nota, Sarney defende a liberdade de imprensa