Líder do crime vai para quartel da PM
- Líder do crime vai para quartel da PM
- O traficante Luiz Fernando da Costa, o "Fernandinho Beira-Mar", que comandou a rebelião no Presídio Bangu1 e eliminou quatro de seus rivais, foi transferido ontem para uma cela no Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque), no Estácio. A transferência dele e de outros quatro líderes é provisória, para que se façam as reformas em Bangu1 - destruído pelos detentos.
O governo do estado do Rio tenta, no entanto, que o Governo federal assuma a responsabilidade por "Beira-Mar". Pelo menos duas penitenciárias foram cogitadas ontem para receber o traficante - uma no Acre e outra no Ceará -, mas as autoridades de outros estados se recusam a recebê-lo.
No início da noite de ontem, a governadora Benedita da Silva foi chamada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso ao Hotel Intercontinental, no Rio, para discutir o futuro do traficante. No batalhão da PM, "Beira-Mar" não poderá sair de sua cela, com 10 metros quadrados.
O ministro Nilson Naves, presidente do Superior Tribunal de Justiça, defendeu ontem o uso do Exército como forma emergencial de combate à criminalidade.
"Acho que é uma solução emergencial, para um momento de crise. Se a situação é excepcional, por que não adotarmos medidas excepcionais?", disse.
Para o presidente do STF, ministro Marco Aurélio Mello, as Forças Armadas "não têm destinação de reprimir a delinqüência". (pág. 1 e C1)
- Cerca de 5% dos botijões de gás de cozinha apresentam irregularidades, segundo levantamento realizado pelo Inmetro. O número de problemas é duas vezes superior à média registrada em outros produtos pelo instituto. Segundo o Sindicato Nacional das Distribuidoras de Gás, o problema pode ser explicado pelo longo tempo de vida dos botijões e até pelo clima.
"Numa região quente, o gás se expande, ficando mais leve - argumentou o superintendente-geral do Sindigás, José Agostinho Coelho Simões. (pág. 1 e A8)
- Por duas vezes, ontem no Rio, o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, viveu momentos inéditos em sua carreira política. Aplaudido de pé por uma platéia integrada, basicamente, por militares das três Forças Amadas, no Clube da Aeronáutica, Lula criticou o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, do qual o Brasil é signatário.
Em seguida, manifestou-se favoravelmente à manutenção do serviço militar obrigatório e, para alegria dos militares, defendeu a retomada do crescimento econômico do País e a volta dos investimentos para o reaparelhamento e recuperação do setor bélico nacional. (pág. 1 e A3)
- (Washington) - O Iraque rejeitou ontem, de maneira clara, as exigências de retorno imediato e incondicional, ao país, dos inspetores de armas da ONU. Com isso, o governo de Saddam Hussein aumentou o risco de um ataque americano a Bagdá.
Em resposta ao ultimato feito pelo presidente dos EUA, George Bush, na Assembléia Geral da ONU, o vice-primeiro-ministro iraquiano Tareq Aziz disse que a volta da inspeção não tem sentido, uma vez que o real interesse de Washington é derrubar Saddam. (pág. 1 e A7)
- Na opinião do Prêmio Nobel de Economia de 2001, Jospeh Stiglitz, a globalização por si só não pode ser considerada culpada por todos os males da humanidade.
"É verdade", reforçou o professor da Universidade de Columbia, "que a globalização é injusta, principalmente para os países mais pobres". (...) (pág. 1 e 14)
- A Frente Trabalhista, de Ciro Gomes, se ressente de falta de autoridade. O próprio candidato chamou para si a responsabilidade de tomar as decisões da campanha. O problema é que Ciro está com a agenda tomada por viagens e gravações dos programas eleitorais. A conseqüência imediata é a demora para resolver até mesmo questões simples, como o envio de material para as campanhas nos estados. (...) (pág. 2)
- (São Paulo) - O candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, referiu-se ontem a José Serra (PSDB) como "inescrupuloso" e afirmou que o tucano esteve entranhado nas "malcheirosas" privatizações quando ocupou o Ministério do Planejamento. (...) (pág. 2)
- (Recife) - O presidente nacional do PSB, Miguel Arraes, disse ontem não concordar com uma renúncia de Anthony Garotinho (PSB) para possibilitar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro turno das eleições presidenciais. Para ele, a idéia não tem o apoio dos líderes do partido e pode ter sido ventilada por setores ligados ao candidato José Serra (PSDB). (...) (pág. 2)
- O candidato José Serra usou ontem a rebelião ocorrida em Bangu 1m na quarta-feira, para criticar o PT. Ao comentar o assunto, em entrevista na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio, o tucano disse que o governo do estado, administrado por Benedita da Silva, foi "absolutamente inerte" por não ter feito o bloqueio de celulares no presídio. Serra também atacou Luiz Inácio Lula da Silva de forma direta, ao tratá-lo como incoerente e afirmar que, embora "craque em freses de efeitos", precisa mostrar que tem experiência.
"É inacreditável que não haja bloqueio (de celulares). Não há justificativa para que isso não tenha sido feito. É inércia", declarou o candidato, censurando a administração estadual por ter esperado um convênio com o Governo federal.
"Se a penitenciária é estadual, tem que fazer o bloqueio imediatamente." (...) (pág. 3)
- O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, conseguiu retirar do programa de televisão de Ciro Gomes, do PPS, as acusações que o responsabilizavam por mortes, suicídios e abortos, em virtude da demissão de mata-mosquitos que tinham sido contratados provisoriamente, em 1999, para combater um surto de dengue. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a repetição na propaganda eleitoral gratuita da Frente Trabalhista. O programa de Ciro apresentava depoimentos de mata-mosquitos que responsabilizavam Serra pela demissão e pelo agravamento do surto de dengue. (...) (pág. 3)
- (Miami) - O alerta sobre um possível atentado terrorista contra a cidade de Miami, na Flórida, deu início ontem a uma gigantesca operação policial que resultou na detenção de três homens, no bloqueio de um trecho rodoviário, na restrição de vôos sobre uma área do estado e na explosão controlada de um pacote encontrado com os suspeitos. (...) (pág. 6)
Colunistas
COISAS DA POLÍTICA - Dora Kramer
Quando a gente pensa que nada mais há de absurdo para ser acrescentado a certos descalabros dessa vida, eis que nas primeiras páginas dos jornais aparece um traficante-chacinador em ato de deboche explícito: ao sol, rindo e exibindo a bem nutrida pança, "Fernandinho Beira-Mar" é, literalmente, o retrato da impunidade que incentiva a violência e alimenta a descrença. (...) (pág. 2)
(Informe JB - Gustavo Krieger) - Nem todo mundo do comitê de Lula sonha com vitória no primeiro turno. O marqueteiro Duda Mendonça não assume, mas vive a expectativa de disputa entre o petista e José Serra no segundo turno. Seria o duelo do marketing entre ele e Nizan Guanaes. Com direito a dez minutos de televisão por dia... (pág. 6)
(Boechat) - É bom o ministro José Cechin, da Previdência Social, pôr as barbas de molho. O Tribunal de Contas da União deve brecar a terceirização do INSS nas próximas semanas.
Sob argumento de que atividades como a concessão de benefícios é exclusiva de funcionários públicos concursados. (pág. C2)
Editorial
ANTES DO VENDAVAL
O discurso do presidente Bush na Assembléia Geral da ONU, quinta-feira, apesar da sua dureza, desanuviou a tensão internacional. A própria iniciativa de se dirigir à opinião pública internacion al pelo canal competente - a ONU - significa que a diplomacia internacional ganhou algum tempo para discutir, em conjunto, a situação iraquiana.
Fica afastada, pelo menos por algum tempo, a possibilidade de atitude unilateral dos EUA em relação ao regime de Saddam Hussein, de atacá-lo sem respaldo dos aliados. (...) (pág. 12)
Topo da página
09/14/2002
Artigos Relacionados
Marinha transforma quartel em centro de referência para atletas olímpicos
Líder do PSDB confirma acordo para a direção da CPI, mas líder do PT reitera que partido quer a presidência
CDH visitará quartel que serviu à repressão
SP anuncia recuperação do Quartel do Parque Dom Pedro II
Autoridades comemoram o Dia do Soldado no Quartel General de Brasília
Governador autoriza construção de quartel dos Bombeiros em Aparecida