Líder do PMDB destitui Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos da Comissão de Constituição e Justiça
O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO), destituiu nesta quinta-feira (4) de suas vagas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) os senadores Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE). De acordo com requerimentos lidos em Plenário, Simon e Vasconcelos serão substituídos por Paulo Duque (PMDB-RJ) e Almeida Lima (SE), respectivamente.
A decisão causou protestos em Plenário da parte de senadores oposicionistas como Cristovam Buarque, que defende a renúncia coletiva dos integrantes de comissão, de forma a deixar clara o que ele considera uma "manipulação" do Senado pelo grupo ligado ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse na noite desta quinta-feira que nem ele nem o governo interferem em decisões de líderes de bancadas, mas reconheceu que o conflito dentro do PMDB pode dificultar as gestões que vem fazendo para recompor a base governista. Na semana passada, o partido conseguiu derrubar a medida provisória que criava a Secretaria de Longo Prazo e cerca de 600 cargos em órgãos públicos.
- Esse é mais um tumulto, mas a questão deve ser administrada pela bancada - disse o senador.
Jucá disse acreditar que a decisão de Raupp não faz parte de uma estratégia para fortalecer Renan, depois que a CCJ aprovou, na quarta-feira (3), projeto de resolução prevendo o afastamento de senadores de cargos quando forem processados por quebra de decoro.
Marco Maciel
Por volta das 19h30, o presidente da CCJ, Marco Maciel (DEM-PE) divulgou nota sobre a destituição de Simon e Jarbas Vasconcelos. "Fiquei surpreendido com a decisão do líder do PMDB, senador Valdir Raupp, de afastar os ilustres e operosos senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon da condição de membros titulares da CCJ. Minha estranheza é tanto maior quando se sabe que tal procedimento não está em harmonia com as tradições da casa, caracterizada pelo respeito às opiniões dos parlamentares", diz a nota.
04/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líder do PMDB destitui Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos da CCJ
Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon voltam a integrar CCJ
Simon volta à Comissão de Constituição e Justiça
Jarbas Vasconcelos mantém críticas feitas ao PMDB
Pedro Simon informa que deputado investigado por CPI se licenciou de comissão regional do PMDB
Raupp convida Simon e Jarbas Vasconcelos a voltarem à CCJ