Líder do PSDB pede instalação rápida de CPI do Movimento dos Sem Terra



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou em Plenário, nesta sexta-feira (4), que a repercussão, na imprensa, da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a crise fundiária demonstram que o requerimento do partido para a constituição da CPI está respaldado por toda a opinião pública nacional. O senador fez um apelo às lideranças para que indiquem os integrantes da CPI no início de agosto, a fim de que a comissão seja instalada imediatamente.

Arthur Virgílio leu as manchetes dos principais jornais do país, que dedicaram um espaço na primeira página a temas como a criação da comissão de inquérito, a postura do governo de fazer prevalecer a lei nos conflitos no campo e o uso do boné do MST pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia realizada nesta semana.

O líder louvou a posição do governo, ao ler as manchetes que dão conta de que o governo ameaça usar a força para pacificar o campo, de que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, advertiu o MST e os proprietários rurais e de que o procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, afirmou que a invasão de terras é um crime intolerável.

- Era isso o que a oposição queria, em defesa da economia, das exportações, da agricultura, do saldo da balança comercial, da Constituição, da lei, da ordem - disse o senador.

Para o líder, -a alegria do bonezinho foi substituída pelo sabor amargo da realidade, para longe do reino fantasmagórico da fantasia-.

O líder disse ainda que o PSDB requereu a CPI de forma responsável, porque quer o primado da lei e da ordem. Ele observou que não é do feitio do PSDB pedir uma CPI -apenas por pedir-. E disse que o MST pode estar recebendo financiamento externo -de modo a prejudicar a agricultura brasileira-.



04/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do PSDB pede afastamento de Agaciel da Diretoria-Geral do Senado

Líder do PSDB pede "habeas corpus" preventivo para músicos cubanos

Perillo pede por telefone ao líder do PSDB que seja votado requerimento de quebra de sigilo

Líder do PSDB pede explicações sobre "ameaças e recados" do presidente Lula a Garibaldi

Líder do PSDB pede esclarecimentos sobre ação da PF envolvendo senador Flexa Ribeiro

Líder do PSDB confirma acordo para a direção da CPI, mas líder do PT reitera que partido quer a presidência