Líder do PSDB vê "postura permissiva" do governo diante da radicalização dos movimentos sociais



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o seu governo pela -postura permissiva- em relação à radicalização dos movimentos sociais. Fazendo coro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também do PSDB, Arthur Virgílio disse que essa postura já está afetando o crescimento econômico e prejudicando o país.

- O Brasil vive sob preocupante tensão no campo e, agora, também na periferia das grandes cidades. A paz, necessária ao crescimento da economia, está ameaçada por um movimento que não surgiu por obra do acaso - ressaltou. Ele disse que, como oposição responsável, o PSDB vem advertindo o governo para essa situação prejudicial ao país, mas que -nem Lula nem o PT se abalaram-. Só agora, continuou, parecem despertar para a gravidade do momento.

Arthur Virgílio chamou a atenção para o tom de preocupação da última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, quando o presidente Lula tentou tranqüilizar os empresários transmitindo, por intermédio do ministro Tarso Genro, secretário especial do Conselho, a mensagem de que os abusos dos movimentos sociais serão contidos e o estado de Direito será mantido. O líder do PSDB transcreveu notícia do jornal paulista O Estado de São Paulo com essas informações, e pediu para que ela conste dos anais do Senado Federal.

O senador alinhou também, no seu pronunciamento, outras matérias do Estado de São Paulo , do jornal paranaense Gazeta do Povo e do Correio Braziliense , que registram as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em fazendas no Paraná e em Unaí (MG), a falta de dinheiro para cumprir a promessa do presidente Lula de assentar 60 mil famílias até o final do ano, reduzindo a meta para 10 mil, e o clima de tensão e violência no país. A seu ver, o Palácio do Planalto teme que se consolide uma imagem de impotência diante dos conflitos no campo e nas cidades.



01/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana elogia postura ética do líder do PSDB

Alvaro Dias aponta contradição em postura do governo diante de greves

Governo se reúne com representantes de movimentos sociais e rurais

Governo vai assegurar participação de movimentos sociais na Rio+20, diz ministra

Governo apresenta propostas para movimentos sociais do campo

Para PSDB, país está em recessão e governo age apenas com 'factóides' diante da crise