Líder petista condena criação de subcomissão para analisar caixa único
O líder da petista na Assembléia, Elvino Bohn Gass, reiterou que considera a criação de uma subcomissão para tratar do SIAC - Sistema Integrado de Administração de Caixa - desnecessária. Segundo ele, os assuntos envolvendo o gerenciamento do Caixa Único devem ser analisados na Comissão de Finanças e Planejamento. “Na falta de fatos concretos, os deputados da oposição estão fantasiando problemas inexistentes na administração dos recursos que compõem o SIAC. E a proposta desta subcomissão tem o objetivo de legitimar esta política de ataques constantes ao nosso governo”, opinou o parlamentar.
O requerimento do deputado Bernardo de Souza (PPS) para criação da subcomissão foi aprovado por 10 votos durante a reunião de hoje(quarta-feira, dia 29/8) da Comissão de Fiscalização e Controle.
A deputada Cecilia Hypolito (PT), presidente da Comissão de Finanças e Planejamento, confirmou a presença do secretário estadual da Fazenda, Arno Augustin, amanhã na Assembléia Legislativa. “O secretário estará à disposição dos deputados para esclarecer todas as dúvidas sobre o funcionamento e os saques realizados pelo governo no Caixa Único”, informou. Cecilia ressaltou que o Executivo tem utilizado o Caixa Único - mecanismo que centraliza o conjunto de recursos do Estado - para honrar compromissos inadiáveis, como o pagamento da folha de pessoal. “O governo nunca escondeu este fato da sociedade gaúcha. Este procedimento ainda conta com o aval do Banco Central e do Tribunal de Contas do Estado que tem aprovado a prestação de contas do Executivo”, enfatizou Cecilia.
Para Elvino Bohn Gass, a oposição tem manipulado informações para não admitir que o PT está administrando o Rio Grande do Sul com competência política e administrativa. Ele lembrou que o Estado foi entregue numa situação falimentar e vem tendo um ótimo desempenho, o que esvazia as críticas dos seus adversários. “Realmente deve ser difícil ser adversário de um governo que fez do Rio Grande do Sul o estado que mais cresce no país, que tem o melhor desemprenho industrial, colheu uma safra de grãos recorde, aumentou as exportações, está fora do racionamento energético, é o estado que mais investe em educação, tem programas inovadores nas áreas da saúde, emprego e inclusão social, além do Orçamento Participativo”.
08/29/2001
Artigos Relacionados
Aprovada a Subcomissão para analisar o caixa único
Aprovada a Subcomissão para analisar o caixa único
Finanças aprova subcomissão mista para analisar o caixa único
Finanças aprova subcomissão mista para analisar o caixa único
Aprovada a criação de subcomissão para avaliar o Caixa Único
CFC aprova subcomissão para avaliar o Caixa Único do Estado