Líderes decidem priorizar uma agenda positiva



Reunidos nesta quarta-feira (dia 25), os líderes partidários do Senado decidiram iniciar o segundo semestre de 2001 com uma agenda positiva, colocando na Ordem do Dia temas relevantes para o país. Líderes do governo e do PSDB, os senadores Romero Jucá (PSDB-RR) e Sérgio Machado (PSDB-CE) informaram que, entre as matérias consideradas prioritárias, estarão temas como a reforma do Judiciário, a lei das Sociedades Anônimas, a proibição do uso de armas de fogo, o limite de endividamento da União, Estados e municípios, a reforma tributária, a regulamentação das medidas provisórias e uma nova definição do papel das guardas municipais.

A redefinição do papel das guardas municipais, que voltará a ser examinada pelo Senado nesse esforço concentrado, está prevista em proposta de emenda à Constituição do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que também cria uma guarda nacional. O texto original de Tuma foi emendado e, a seu pedido, voltou ao exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ ) no momento em que ia ser votado em Plenário.

Em razão da crise vivida pelas polícias no país, os líderes entendem que a proposta de Tuma pode ganhar uma nova redação para permitir às guardas municipais proteger a população quando os policiais militares entrarem em greve. Ainda a esse respeito, o presidente interino do Senado, Edison Lobão, pretende reunir-se com o presidente da Câmara, Aécio Neves, para discutir a constituição de uma comissão mista destinada a discutir a situação dessas corporações.

25/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes decidem desobstruir a pauta

Líderes decidem pauta de votações do final do ano

Líderes decidem votação do projeto do Judiciário

Líderes decidem votar projeto do voluntariado

Líderes decidem reiniciar votações em Plenário amanhã

Líderes decidem pela leitura do requerimento da CPI da oposição.