Líderes decidem votar projeto do voluntariado
Encerra-se hoje o calendário do Ano Internacional do Voluntariado, marcado por mobilização realizada pelas Nações Unidas em prol desta causa, na qual participaram 123 países. Foi pensando nisso, que o deputado Giovani Cherini (PDT), pediu urgência na votação do projeto que cria o Voluntariado do Serviço Público do Rio Grande do Sul.
Pela proposta, qualquer cidadão, maior de 16 anos, poderá se inscrever como voluntário para prestar serviços junto aos diferentes órgãos públicos. O inscrito prestará serviço gratuito, no mínimo, por duas horas semanais, que serão combinados de comum acordo com os órgãos envolvidos.
O voluntário firmará compromisso de prestação de serviço, especialmente em situações de necessidade coletiva. O projeto tem emendas do deputado Bernardo de Souza (PPS).
Um caderno especial publicado pelo jornal "Folha de S. Paulo" (28/10/01), destaca resultados de pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a ação voluntária no Brasil. Nesta pesquisa dois resultados chamam a atenção. Um deles traz a informação que 83% dos brasileiros consideram o trabalho voluntário muito importante e o outro diz que 73% nunca fizeram nada. Essas informações indicam que, embora exista reconhecimento por parte dos brasileiros, o trabalho voluntário se constitui em uma atividade fundamental para a melhoria das condições sociais, e que por outro lado o engajamento não é significativo. Elas confirmam que a existência dos Centros de Voluntariado se faz necessária, pois oferecem oportunidades a grande maioria que considera o trabalho voluntário importante e desta forma, transformar o potencial de vontade em ações de solidariedade.Assim, os Centros estão contribuindo para que o percentual de pessoas de nossa população que se dedicam ao voluntariado possa ser aumentado.
12/06/2001
Artigos Relacionados
Líderes reunidos decidem votar 22 medidas provisórias
LÍDERES DECIDEM NESTA TERÇA COMO VOTAR PROJETOS QUE FINANCIAM SALÁRIO MÍNIMO
Líderes decidem votação do projeto do Judiciário
Líderes decidem dividir em blocos votação das emendas ao projeto do FPE
Líderes decidem amanhã a data da votação do projeto que altera as alíquotas do ICMS
Líderes decidem desobstruir a pauta