Líderes devem decidir pauta do Senado depois do Carnaval
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, informou que deverá acontecer no dia 12 de fevereiro, uma terça-feira, a reunião de líderes partidários em que deverá ser discutida a agenda da Casa para 2008. Em entrevista nesta quarta-feira (23), Garibaldi não quis adiantar nenhuma tema prioritário.
- O Senado tem algumas matérias pendentes da pauta do ano passado, vamos começar por algumas delas. Mas não quero antecipar prioridades ou os líderes vão pensar que estão sendo substituídos em suas funções. Cabe discutir com eles - disse.
Sobre declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que os cortes no Orçamento de 2008 resultantes do fim da CPMF não poderão ser reduzidos, o presidente afirmou que o Senado examinará os cortes que serão pedidos ao Legislativo pelo Executivo. De acordo com Garibaldi, o orçamento do Senado em 2007 foi de R$ 2,27 bilhões, sendo que 85% referem-se a gastos com pessoal e, desse montante, metade destina-se ao pagamento de aposentados.
-O Senado está disposto a colaborar, mas tem que examinar com cautela para não comprometer o trabalho do Parlamento - disse.
Questionado sobre a possibilidade de haver cancelamento de concurso público para preenchimento de vagas no Senado, Garibaldi disse que "o concurso pode ser cortado como qualquer outra coisa". Mas garantiu que tentará sempre "preservar o que possa dar uma nova dinâmica aos trabalhos do Senado, que é a realização de concurso". O presidente informou que o assunto ainda não foi estudado e que, portanto, não pode adiantar nada.
Garibaldi afirmou ainda que não houve nenhuma comunicação do suplente de senador Edison Lobão Filho sobre a investidura no cargo. O titular, Edison Lobão, tomou posse como ministro de Minas e Energia. Sobre a indicação de Lobão para o ministério, o senador destacou que a decisão final sobre nomeações é sempre do governo.
23/01/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líderes devem decidir destino de cinco requerimentos para criação de CPIs
Líderes devem decidir nesta terça como será eleição para as comissões
Líderes se reúnem na terça para decidir pauta de novo 'esforço concentrado'
Líderes se reúnem nesta terça para decidir pauta de fevereiro e março
Líderes partidários devem definir prioridades da pauta pós-recesso
Líderes devem voltar a negociar pauta de consenso para ordem do dia