Líderes vão decidir quais projetos Congresso votará neste ano
Os líderes dos partidos no Senado vão se reunir, possivelmente na terça-feira (19), para decidir quais projetos os senadores consideram prioritários para votação neste ano. As lideranças partidárias na Câmara farão o mesmo, conforme o líder do governo no Congresso, deputado Heráclito Fortes (PFL-PI).
Geraldo Melo (RN), líder do PSDB no Senado, acredita que o Congresso deve procurar um acordo, inclusive com as oposições, para votação dos projetos "considerados cruciais para o governo e a sociedade". Entre eles, o senador cita a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), cuja vigência expira dia 18 de junho e, para evitar a suspensão de sua cobrança, deve ser votada até o dia 17 de março - contribuição só pode ser cobrada 90 dias depois de instituída ou prorrogada.
O Executivo selecionou 67 projetos que gostaria de ver aprovados neste ano pelo Congresso, a maioria deles na área econômica. A lista foi considerada muito extensa até por parlamentares da base governista, principalmente por se tratar de um ano de eleições, o que exige dos deputados e senadores - boa parte deles candidatos - participação nas campanhas eleitorais nos seus estados. A lista não inclui propostas para redução da criminalidade, as quais serão escolhidas por uma comissão de deputados e senadores, a ser oficializada na próxima semana.
Além de extensa, a listagem do governo contém propostas polêmicas, com poucas chances de votação neste ano, como é o caso da cobrança de previdência dos inativos federais, já rejeitada pelo Congresso em outras oportunidades.
Para evitar que as campanhas eleitorais impeçam o Congresso de votar projetos prioritários, o líder Geraldo Melo sugere que os deputados e senadores estabeleçam períodos de esforço concentrado de votações, retornando aos seus estados em seguida.
08/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líderes decidem na próxima semana projetos que Senado votará neste semestre
Congresso não votará projetos de segurança "a toque de caixa", diz Tebet
Veja quais são as regiões e municípios líderes na produção de laranja
Reforma Política: líderes tentarão modificar pontos dos quais discordam
Governo quer que o Congresso dê prioridade neste ano a mais de 60 projetos
Saiba quais são as vias alternativas à Tamoios neste sábado