Lídice da Mata aplaude tombamento do teatro Castro Alves pelo Iphan



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) comemorou a decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de tombar o Teatro Castro Alves e o terreiro de candomblé Ilê Axé Oxumaré, ambos em Salvador. Com a medida, esses espaços serão beneficiados com ações especiais de proteção e preservação em virtude de sua importância histórica e cultural, afirmou a parlamentar.

Ela acrescentou que a Casa de Oxumaré – como também é conhecido o terreiro – é um dos mais antigos templos do candomblé do país.

– É o sétimo terreiro de candomblé que foi tombado na Bahia, que guarda toda a tradição da cultura africana no Brasil, toda a luta de resistência religiosa do povo negro na nossa terra, da cultura afro em nosso país –  explicou.

Chapada Diamantina

Em seu pronunciamento nesta quarta-feira (27), a senadora também registrou sua participação, no sábado (23), na inauguração do novo terminal rodoviário de Andaraí, cidade localizada na Chapada Diamantina, a 420 Km de Salvador.

Lídice da Mata aproveitou para destacar o potencial turístico da Chapada Diamantina e a luta das lideranças da região pela criação de uma universidade federal e por outros investimentos.

– A Chapada é a região do centro do estado da Bahia. A cidade de Seabra fica literalmente no centro da Bahia e é uma região que não tá premiada por grandes investimentos de infraestrutura do estado e a universidade completará essas possibilidades de desenvolvimento dos serviços daquela região belíssima - ressaltou a senadora.



27/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Teatro Castro Alves (BA) é tombado

Conselho do Patrimônio Cultural avalia 5 bens brasileiros que esperam tombamento pelo Iphan

Iphan aprova tombamento do Centro Histórico de Manaus, no Amazonas

Iphan analisa proposta de tombamento da Igreja Positivista no Rio de Janeiro

Cultura publica tombamento do Teatro Oficina, em São Paulo

Manuscrito de Castro Alves será publicado pela coleção Obras Raras