Manuscrito de Castro Alves será publicado pela coleção Obras Raras



Espumas flutuantes, de Castro Alves, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos, são os dois primeiros títulos da coleção Obras Raras que serão lançados em 2009 pelo projeto Senado Cultural. O manuscrito de Espumas Flutuantes faz parte do acervo do presidente do Senado, José Sarney. O livro, cuja primeira edição saiu em 1870, reúne 53 poemas. Já a edição de Vidas Secas integra a biblioteca de José Mindlin. O Senado Cultural publicará a última versão datilografada, com algumas correções feitas a lápis pelo autor. Será incluída a página onde o autor trocou o título original O mundo coberto de penas, pela idéia definitiva: Vidas Secas.

O terceiro volume do ano, da coleção Obras Raras - Senado Cultural, será Festas nacionaes, de Rodrigo Octavio. Do acervo da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, o livro, publicado originalmente em 1893, contem uma introdução de Raul Pompéia. Em seguida serão relançados, do acervo de Mindlin, o álbum de litografias Rio de Janeiro Pitoresco, de Louis Abraham Buvelot e Louis Auguste Moreau e as obras A Fada Menina, de Lúcia Miguel Pereira, e Maria Rosa - Uma Brincadeira de Carnaval, de Vera Kelsey com ilustrações de Cândido Portinari.

Alguns livros do Conselho Editorial do Senado também serão relançados durante o transcorrer do ano. Junto com a homenagem que será prestada, em abril, a Dom Hélder Câmara, haverá o relançamento de O Artesão da Paz, de Raimundo Caramuru Barros e Lauro de Oliveira. Festas e tradições populares no Brasil, de Mello Moraes Filho, é outra obra que será republicada. O Senado Cultural também está preparando a publicação da caderneta de anotações utilizada por Graciliano Ramos em sua viagem à então Tchecoslováquia e à União Soviética. Também haverá a edição dos textos políticos de José de Alencar.



24/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lançada Coleção Digital de Obras Raras da Biblioteca do Senado

SENADO EXPÕE OBRAS RARAS DA COLEÇÃO PARTICULAR DE LUIZ VIANA

Senado lança catálogo de obras raras da Coleção Luiz Viana Filho

Coleção Paulista: as primeiras obras de uma incursão pela história

Teatro Castro Alves (BA) é tombado

Lídice da Mata aplaude tombamento do teatro Castro Alves pelo Iphan