Lídice da Mata informa ter recolhido assinaturas para CPI da violência contra jovens negros
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) anunciou nesta quarta-feira (23) ter conseguido as 27 assinaturas necessárias para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os índices de homicídios de jovens negros no Brasil. A intenção da senadora de criar a CPI havia sido anunciada após audiência que debateu o tema na Comissão de Direitos Humanos, há cerca de duas semanas.
Em pronunciamento em que informou ter dado início à coleta de assinaturas, na última terça-feira, a senadora citou dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo citado, como explicou a senadora, revela que a cada três assassinatos praticados no país, dois vitimam negros. Segundo a senadora, a chance de um adolescente negro ser assassinado é 3,7 vezes maior que a de um adolescente branco.
Para a senadora, o abandono da escola e a baixa inserção no mercado de trabalho são alguns dos fatores que deixam os jovens mais vulneráveis à violência.
Após a comunicação de Lídice sobre o número de assinaturas atingido, o presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) informou que o requerimento de criação da CPI estava sendo conferido e felicitou a senadora pela iniciativa.
23/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lídice coleta assinaturas para CPI sobre assassinato de jovens negros
Campanha sensibiliza para o combate à violência contra jovens negros
CDH debate medidas para conter violência contra jovens negros
Lídice da Mata destaca combate à violência contra crianças e adolescentes
Senado debate violência contra jovens negros
Plano vai prevenir violência contra jovens negros