Lídice coleta assinaturas para CPI sobre assassinato de jovens negros



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou, nesta terça-feira (23), que deu início a coleta de assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar o assassinato de jovens negros no Brasil.

A senadora mencionou pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada na última quinta-feira (17), que revela que a cada três assassinatos praticados no país, dois vitimam negros e afirmou que a situação de violência contra o grupo precisa sair da reflexão para ações concretas que possam modificar o quadro atual do Brasil.

Lidice disse que a pesquisa do Ipea também revela que a chance de um adolescente negro ser assassinado é 3,7 vezes maior em comparação com os brancos. A pesquisa mostra que a possibilidade de o negro ser vítima de homicídio no Brasil é maior inclusive em grupos com escolaridade e características socioeconômicas semelhantes.

Para a senadora, o abandono da escola e a baixa inserção no mercado de trabalho são alguns dos fatores que deixam os jovens mais vulneráveis à violência. De acordo com estudo do sociólogo Júlio Jacobo citado por Lídice, há no Brasil 9 milhões de jovens que não estudam e nem trabalham e, portanto, ficam mais vulneráveis a esse tipo de situação.

A senadora ainda destacou os resultados do Mapa da Violência 2012 segundo os quais entre 2002 e 2010 cerca de 272 mil negros foram assassinados no Brasil. O estudo também mostra que, nesse mesmo período, a taxa de homicídio de pessoas brancas caiu 24,8% enquanto a prática desse crime contra os negros teve um aumento de 5,6%.

- Não é mais possível ignorarmos essa realidade de violência contra a população de jovens negros neste país - disse a senadora, acrescentando que é preciso analisar, ao mesmo tempo, a violência policial "marcadamente praticada contra a população vulnerável" nos grandes centros urbanos.



23/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata informa ter recolhido assinaturas para CPI da violência contra jovens negros

Arthur Virgílio diz que já tem 24 assinaturas para CPI sobre assassinato de Celso Daniel

Líder do PT quer começar coleta de assinaturas para abertura de CPI sobre Carlos Cachoeira

Oposição recomeçará coleta de assinaturas para CPI dos Transportes

Inicia coleta de assinaturas para CPI da segurança pública

Alvaro Dias anuncia coleta de assinaturas para CPI da Saúde