Lídice da Mata lamenta morte de artistas baianos



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou em Plenário, nesta terça-feira (4), duas mortes que, lamentou ela, representaram grandes perdas para a cultura da Bahia: a do maestro de orquestra, Reginaldo de Xangô, e do bailarino e coreógrafo, Augusto Omolú.

Omulú, de 50 anos, que era integrante do corpo de balé do Teatro Castro Alves, foi assassinado no último fim de semana, na chácara onde morava. A morte dele causou grande pesar à classe artística, registrou a senadora.

- Um artista renomado, com grande contribuição prestada à Bahia, um dos mais importantes artistas negros do Brasil - afirmou.

Lídice tmbém lamentou a morte de outro artista, o músico Reginaldo de Xangô, que considerou "uma enorme perda" para a cultura popular do estado. O maestro, de 63 anos, foi vítima de infarto. A senadora lembrou que por mais de 40 anos ele animou as festas da Bahia e as principais datas cívicas, organizando o Baile das Orquestras da Praça Municipal e o carnaval no Pelourinho.

- O maestro Reginaldo de Xangô fez do Baile Vermelho e Branco e do Bacalhau da Velha Guarda uma das mais belas festas da cidade, além de ter contribuído, durante décadas, para a permanência e o fortalecimento das orquestras de baile no nosso estado - disse.

Cese

Em seu discurso, a senadora também parabenizou a Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese), entidade que, no próximo dia 13 completa 40 anos de atividade. Lídice destacou o trabalho da entidade para a promoção e defesa dos direitos humanos, a superação da intolerância religiosa e sua atuação em áreas com populações rurais e urbanas mais vulneráveis, como populações de rua, indígenas e quilombolas.

Sem fins lucrativos e com atuação em vários países, a Cese faz parceria com igrejas, organizações e movimentos sociais para beneficiar principalmente o Norte e o Nordeste, duas das regiões mais carentes do Brasil, lembrou a senadora.



04/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata lamenta morte do ex-deputado Fernando Sant’anna

Lídice da Mata lamenta morte de dom José, bispo emérito de Juazeiro

Lídice da Mata: parlamentares vão colaborar para melhorar situação dos municípios baianos

Lídice da Mata lamenta paralisação dos trabalhos do Congresso

Lídice da Mata lamenta resultado de pesquisa do Ipea sobre estupro

Lídice da Mata lamenta estragos causados pela chuva em Salvador