Lídice da Mata: parlamentares vão colaborar para melhorar situação dos municípios baianos



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) saudou os prefeitos baianos que participam da 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que segue até quinta-feira (11), reúne cerca de 4 mil pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A parlamentar informou que deputados e senadores de seu estado se reunirão com os gestores municipais para contribuir a concretização das demandas dos municípios.

O tema desta edição da marcha é “O desequilíbrio federativo e a crise nos municípios”. Entre as reivindicações dos gestores municipais estão o reajuste dos repasses para programas sociais que foram assumidos pelos municípios; o aumento de 2% no percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e a ampliação da lista de serviços tributados com o Imposto sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal.

Outro item da pauta é a aprovação de projetos de lei que estabelecem a obrigatoriedade da União em aplicar em ações e serviços de saúde o mínimo de 10% da receita bruta. Os prefeitos baianos cobram ainda mais recursos para o enfrentamento da seca, a construção de um novo pacto federativo e mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal.

- Dos 417 prefeitos da Bahia 278 tiveram suas contas rejeitadas no ano passado demonstrando que isso é uma situação que exige uma análise do Congresso Nacional - assinalou Lídice da Mata.



09/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata lamenta morte de artistas baianos

Lídice da Mata manifesta preocupação com situação da saúde no Brasil

Lídice da Mata: situação das trabalhadoras domésticas remonta ao tempo da escravidão

Governo divulga o aumento no número de municípios baianos e gaúchos em situação de emergência

Lídice da Mata: estados e municípios sofrerão perda de receita com a redução de IPI

Para Lídice da Mata, 10% do PIB devem ser investidos em educação pública