Lídice da Mata registra reconhecimento a mártires da Conjuração Baiana
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (14), comemorou a inscrição dos nomes de Luiz Gonzaga, Lucas Dantas, João de Deus e Manuel Faustino -- mártires da Revolta dos Búzios (também chamada Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates) - no Livro dos Heróis da Pátria. A parlamentar destacou a importância da Revolta dos Búzios para a identidade da raça negra em seu estado.
- Foi um dos movimentos mais importantes do Brasil, porque, além da independência, buscava a liberdade dos escravos e a igualdade racial e social. Na verdade, foi a primeira manifestação libertária em que o povo negro teve protagonismo - afirmou.
Lídice da Mata ainda registrou o começo da programação da Festa da Boa Morte, na cidade de Cachoeira, que classificou como uma das mais expressivas manifestações do sincretismo religioso na Bahia.
- O município recebe turistas de várias partes do mundo, principalmente americanos, entre eles pesquisadores, fotógrafos, jornalistas, curiosos de conhecer a história e a tradição secular de uma das maiores manifestações culturais do Recôncavo Baiano - disse.
Lídice afirmou que a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, composta de mulheres descendentes de escravos, representa "a luta e a fé da mulher negra" pela afirmação de ideais de justiça e liberdade.
14/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lídice da Mata registra homenagem à Independência da Bahia
Lídice da Mata registra encontro de trabalhadoras domésticas em Recife
Lídice da Mata registra realização de audiência sobre a Copa do Mundo
Lídice da Mata registra entrega de cisternas no semi-árido nordestino
Lídice da Mata registra aniversário de Salvador e denuncia caos financeiro no município
Lídice da Mata registra visita ao Congresso de secretárias estaduais de políticas para as mulheres