Lídice da Mata registra entrega de cisternas no semi-árido nordestino



Em pronunciamento nesta terça-feira (4), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou as iniciativas do governo para minimizar os efeitos da seca no semi-árido nordestino, com destaque para a entrega da cisterna de numero 500 mil pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que contemplou residência situada no município cearense de Madalena.

A senadora ressaltou que o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido - Um Milhão de Cisternas já beneficia 2,5 milhões de pessoas, que passaram a ter acesso à água potável ao lado de suas próprias casas e de forma descentralizada.

Lídice da Mata informou que o programa já viabilizou a construção de 113.460 cisternas nos 265 municípios que estão no semi-árido baiano. Na mesma região, explicou, também teve início o projeto piloto de construção de cisternas nas escolas da zona rural, em unidades que não dispunham de abastecimento de água e que permaneciam fechadas durante todo o período da seca, o que comprometia a realização do calendário escolar.

Essa iniciativa, segundo Lídice da Mata, já está beneficiando mais de quatro mil pessoas em 43 escolas de 13 municípios baianos. O projeto busca aliar, na mesma ação, acesso à água, segurança alimentar e educação, com a construção de cisternas e hortas comunitárias, dando oportunidades para o desenvolvimento das crianças do sertão do semi-árido.



04/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR vai debater atuação do Dnocs no semi-árido nordestino

Antônio Carlos Valadares destaca produção de uva do semi-árido nordestino

Rosalba cobra ações de combate à seca no semi-árido nordestino

Rosalba cobra ações de combate à seca no semi-árido nordestino

Garibaldi: jovens no semi-árido nordestino dependem de aposentadorias rurais

Aposentadorias pagas pelo INSS são a principal renda no semi-árido nordestino