Lindberg: luta contra pobreza agora exige renda-escola



A luta contra a pobreza no mundo está ganhando um novo aliado, que vincula a transferência de rendas a programas de educação. Os bons resultados conseguidos no Brasil pelo Programa Bolsa-Escola mostram que a experiência deve ser recomendada a outros países que enfrentam ao mesmo tempo pobreza e baixa escolaridade, afirmou em discurso, nesta terça (21), o senador Lindberg Cury (PFL-DF).

O senador fez esta mesma observação na segunda (20), em pronunciamento durante o Seminário Internacional de Bolsa de Estudos, no Itamaraty, onde representou a Comissão de Educação do Senado. Lindberg disse que o Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à educação, denominado pelo Ministério da Educação de Bolsa Escola, mostra que o Brasil tem muito a apresentar a outros países nesta área.

Além do Bolsa Escola do Ministério da Educação, existem atualmente no país vários programas estaduais e municipais, todos promovendo alguma forma de distribuição de renda, com pagamentos em dinheiro ou cesta de alimentos às famílias que mantêm filhos no ensino fundamental.

- As transferências de renda vinculadas à educação apresentam um potencial gigantesco e ainda amplamente inexplorado como forma de superar os esquemas tradicionais de incentivo à educação e redução da pobreza - observou, ressaltando que vincular as duas coisas é um "processo de plantio com colheita certa".

Lindberg Cury afirmou que existe uma relação intrínseca entre pobreza e sub-educação "que se assemelha àquela entre o ovo e a galinha". Para ele, as duas se encontram tão ligadas que é até curioso que os governantes não tenham adotado há mais tempo programas de transferência de renda via educação.



21/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para FHC, luta contra o crime exige união

Suplicy diz que Brasil tem que continuar luta contra a pobreza

EUA assumem luta contra pobreza para vencer terror

Brasil e Vietnã reforçam parceria na luta contra a fome e a pobreza

Ministros do Brics dizem que luta contra doenças crônicas deve ser feita junto ao combate à pobreza

Lindberg lembra luta por eleições no DF