Lindberg lembra luta por eleições no DF



O senador Lindberg Cury (PFL-DF) lembrou, em discurso nesta sexta-feira (26), o início da luta pela representação política de Brasília, marcado por um comício em frente à Associação Comercial da cidade no dia 23 de abril de 1981. Segundo o senador, a luta foi longa porque, somente com a Constituição de 1988, Brasília conquistou o direito de eleger o governador e os deputados distritais, bem como bancada de oito deputados federais e três senadores.

Lindberg disse que, ao lado do dia 21 de abril, que marca o aniversário da inauguração de Brasília, em 1960, por Juscelino Kubistchek, o dia 23 de abril é igualmente importante.

- O comício precisou ser dissolvido às pressas, por ordem do comandante militar da cidade, que cercou a praça com tropa de choque de 300 policiais militares, mas a idéia estava lançada e prosperou até sua vitória plena - disse.

Segundo Lindberg, o comício do dia 23 de abril contou com a presença de todos os presidentes dos partidos políticos à época, como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro, Luiz Inácio Lula da Silva e Leonel Brizola. Esses políticos emprestaram seu prestígio e renome à luta de Brasília por representação própria, durante a Constituinte.

- E fomos vitoriosos: hoje, Brasília possui governo e Poder Legislativo eleitos diretamente pelo povo - concluiu.



26/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindberg: luta contra pobreza agora exige renda-escola

Rollemberg lembra Dia de Luta das Pessoas com Deficiência

CABRAL LEMBRA INÍCIO DO MDB E LUTA OPOSICIONISTA

Rosalba lembra luta de Jonas em defesa da agricultura

Fernando Bezerra lembra sua luta contra o fim da Sudene

Paim lembra Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas