Lindberg relata resultados da OMC nas áreas da saúde e da agricultura



Na qualidade de representante do Senado na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), o senador Lindberg Cury (PFL-DF) ressaltou, em discurso nesta quinta-feira (22), os resultados favoráveis ao Brasil que foram obtidos nas áreas da saúde e da agricultura.

Ao falar sobre os avanços na área da saúde, Lindberg destacou que a possibilidade de quebra de patentes, nos países pobres, para remédios de combate à Aids trará uma diminuição de 30% no preço desses medicamentos. Quanto à agricultura, o senador salientou que a reunião da OMC conseguiu abrir a discussão sobre a necessidade de diminuição dos subsídios praticados pelos Estados Unidos e pela União Européia. A liberalização do comércio agrícola mundial adicionará alguns trilhões de dólares à economia mundial, observou o senador, e pode beneficiar o Brasil.

Lindberg afirmou que as exportações dos produtos agrícolas rendem ao Brasil cerca de US$ 6 bilhões e que, com essa diminuição dos subsídios, podem chegar a US$ 15 bilhões no prazo de três anos. Ele alertou, porém, que a nova política agrícola mundial ainda está no campo das promessas e dos compromissos e que é preciso haver vigilância permanente por parte das autoridades brasileiras, em especial dos ministérios das Relações Exteriores, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Agricultura, para que ela se torne realidade.

- O Senado também pode, e deve, acompanhar as negociações multilaterais para garantir que avancem e não caiam no esquecimento - acrescentou.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou não terem havido, por enquanto, quaisquer resultados concretos em relação à diminuição das barreiras protecionistas dos países ricos às exportações dos países em desenvolvimento. Também em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou que as decisões favoráveis ao Brasil na OMC representaram a coroação das negociações do presidente Fernando Henrique Cardoso com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

22/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso aprova créditos adicionais para as áreas de saúde, agricultura e energia

Lindberg critica subsídios americanos à agricultura

Vanessa Grazziotin relata resultados da COP-17

Sibá relata resultados de Congressos do PT

Emilia relata resultados do Fórum Mundial da Educação

ROMERO JUCÁ RELATA RESULTADOS DO SEMINÁRIO DE PEQUENAS EMPRESAS