Emilia relata resultados do Fórum Mundial da Educação
O significado da educação em mundo globalizado, as políticas públicas internacionais, o acesso à educação, os financiamentos para a área e as diferenças culturais no planeta foram os temas do fórum, que reuniu 15 mil participantes de 60 países das três Américas e da Europa, entre educadores, pesquisadores, empresários de educação, representantes de sindicatos, entidades civis e organizações não-governamentais.
Tiveram destaque nos debates as várias formas de exclusão escolar verificadas em várias partes do mundo, como o trabalho infantil, e a discriminação de gênero e de raça. O fórum, segundo a senadora, mostrou aos educadores que suas responsabilidades em uma época de grande transformação mundial vão além dos limites da sala de aula.
- Os educadores são trabalhadores pela paz. Lutam contra a exclusão. Têm uma responsabilidade apartidária, mas política - afirmou a senadora.
Os participantes elaboraram uma carta de princípios que será entregue ao comitê executivo do Fórum Social Mundial, a realizar-se em 2002, em Porto Alegre, que também deverá discutir a educação no mundo globalizado. O documento está aberto a sugestões, que podem ser apresentadas pela Internet, no endereço www.forummundialdaeducaçao.com.br, informou a senadora.
Emilia Fernandes também ressaltou o exemplo do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre na área educacional, lembrando o compromisso do governo petista com a melhoria da educação.
08/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim relata resultados do Fórum Social Mundial Temático
Emilia aponta desafios do Fórum Mundial de Educação
Emilia anuncia 3ª edição do Fórum Social Mundial
Emilia anuncia o 2º Fórum Mundial Social em Porto Alegre
Subcomissão debate resultados do Fórum Mundial da Água
Subcomissão debate resultados do Fórum Mundial da Água