Lindbergh pede a Renan que marque votação da reforma do ICMS



O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) fez um apelo ao presidente do Senado, Renan Calheiros, para que marque uma data para a votação da reforma do ICMS. Para Lindbergh, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), a definição apressaria as negociações com os governadores.

VEJA MAIS

– Foi assim quando aprovamos essa matéria na CAE – disse ele nesta terça-feira (17).

Lindbergh pediu que Renan, "com a capacidade de articulação que tem, traga o assunto para alçada da Presidência do Senado". Isso é necessário, argumentou, "porque os investimentos no país estão paralisados e há uma insegurança jurídica muito grande".

Lindberg comentou reportagem do jornal Valor, publicada na segunda-feira (16), segundo a qual governadores das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste estariam mobilizando suas bancadas para rejeitar o projeto da reforma do ICMS, convalidar os incentivos fiscais já concedidos e adiar a edição de súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal que derruba os atuais benefícios. O senador afirmou que "a pauta estabelecida pelos governadores é contraditória".

– Ora, só há um caminho para convalidar os incentivos fiscais já concedidos e adiar a súmula vinculante: votar a reforma do ICMS no Plenário do Senado – reiterou, acrescentando que "estamos perto disso".

Por essa razão, Lindbergh insistiu que os debates marcados para a quinta-feira da próxima semana (26), na sessão temática sobre pacto federativo, se concentrem em questões como o ICMS. Em resposta, Renan disse que concorda com os argumentos do presidente da CAE e se comprometeu a consultar tanto o próprio Lindbergh como os líderes partidários para discutir uma data para a votação.



17/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindbergh reforça urgência de votação de mudanças no ICMS

Lindbergh: é muito difícil concluir reforma do ICMS este ano

Acordo permite ao Senado votar reforma do ICMS em breve, informa Lindbergh

Vídeo | Lindbergh se reúne com Mantega para tentar salvar reforma do ICMS

Lindbergh busca acordo para diminuir número de destaques na votação de projeto que unifica ICMS

Lindbergh Farias pede acordo para votação de PEC das medidas provisórias