Livro sobre governo Jânio Quadros é lançado no Senado
A curta passagem de Jânio Quadros pela Presidência da República (31 de janeiro a 25 de agosto de 1961) é o tema do livro Desafio Inacabado: A política externa de Jânio Quadros, de autoria do ex-embaixador do Brasil em Roma e Paris e representante do país na Organização dos Estados Americanos (OEA), Carlos Alberto Leite Barbosa.
O lançamento da obra, ocorrido nesta quarta-feira (13) na Biblioteca do Senado Federal, contou com a participação dos senadores Edison Lobão (DEM-MA) e José Sarney (PMDB-MA), que representou o presidente da Casa, Renan Calheiros, no evento.
No livro, publicado pela Editora Atheneu, Leite Barbosa faz uma análise objetiva das bases estabelecidas à época do governo Jânio Quadros para a condução das relações diplomáticas, políticas e econômicas entre o Brasil e os demais países.
"Particularmente, acredito que a publicação é uma modesta contribuição para difundir às novas gerações os fatos que ocorreram. É importante disseminar os acontecimentos históricos recentes do Brasil", avalia o autor.
Leite Barbosa assegura na publicação que Jânio Quadros defendia uma maior participação do Brasil no cenário político mundial. Entre os episódios narrados no livro está o da condecoração do então ministro da Indústria de Cuba, Che Guevara, pelo presidente brasileiro.
Em discurso durante o evento, Sarney destacou a formação profissional e cultural de Leite Barbosa, ressaltando que o diplomata desempenhou com brilho e competência todas as missões a ele delegadas. Sarney também lembrou algumas circunstâncias históricas dos sete meses do governo Jânio Quadros, entre elas o avanço do comunismo e os 16 anos do fim da 2ª Guerra Mundial.
O lançamento do livro também contou com a presença de autoridades diplomáticas e do Judiciário, como ex-ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal (STF) Maurício Correa.13/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Livro sobre governo Jânio Quadros será lançado no Senado
Rádio Senado transmite série de reportagens sobre a renúncia de Jânio Quadros
O SENADO DE 1959 À RENÚNCIA DE JÂNIO QUADROS
Livro sobre governo Sarney é lançado no Senado
Brasil teve parlamentarismo no Império e após renúncia de Jânio Quadros
Vídeo | Último compromisso público de Jânio Quadros foi homenagem ao Dia do Soldado