Livro sobre governo Jânio Quadros será lançado no Senado



O Senado promove o lançamento, na próxima quarta-feira (13), às 19h, do livro Desafio Inacabado: A Política Externa de Jânio Quadros, de autoria de Carlos Alberto Leite Barbosa. O lançamento será na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e contará com a presença do senador José Sarney (PMDB-AP) e do autor, que é embaixador aposentado.

A publicação é uma contribuição para difundir, sob a ótica internacional, os episódios que marcaram os sete meses do governo Jânio Quadros, interrompido pela renúncia do presidente em 25 de agosto de 1961, em um período marcante da história brasileira.

De acordo com o autor, o ex-presidente Jânio Quadros defendia a presença maior do Brasil no cenário político mundial. Nessa perspectiva, tomou várias medidas de incentivo à abertura econômica e cultural com todos os povos do mundo, especialmente com os países africanos e com as nações que passavam por um processo revolucionário de independência e autonomia.

O centro da obra é a implantação de uma política externa independente, segundo Leite Barbosa, que chegou a ser embaixador em Roma e Paris e representante do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA). No livro, ele faz uma análise objetiva das bases estabelecidas, à época, para a condução das relações diplomáticas, políticas e econômicas do Brasil com as demais nações do mundo.

- Particularmente, acredito que a publicação representa uma modesta contribuição para difundir, às novas gerações, os fatos que ocorreram. É importante disseminar os acontecimentos históricos recentes do país - observa o autor.

Carlos Alberto Leite Barbosa diplomou-se em 1959 em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil e, no mesmo ano, ingressou na carreira diplomática, após concluir o curso do Instituto Rio Branco. Participante da campanha de Jânio Quadros à Presidência em 1960, foi chamado por José Aparecido para trabalhar no Palácio do Planalto, mantendo-se, então, próximo ao ex-presidente.

Em seus 42 anos de exercício profissional como diplomata, Leite Barbosa serviu em Nova York, Buenos Aires, Madri, Bogotá, Roma e Paris - nestas três últimas cidades, exerceu o cargo de embaixador. Foi também representante do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). Atualmente é consultor de empresas no Rio de Janeiro.

11/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Livro sobre governo Jânio Quadros é lançado no Senado

Rádio Senado transmite série de reportagens sobre a renúncia de Jânio Quadros

O SENADO DE 1959 À RENÚNCIA DE JÂNIO QUADROS

Livro sobre história das eleições será lançado na Biblioteca do Senado

Livro sobre reforma e modernização do Estado será lançado na Biblioteca do Senado

Livro sobre governo Sarney é lançado no Senado