Lobão afirma que pré-sal não reduzirá preço da gasolina



Em resposta ao senador Gerson Camata (PMDB-ES), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o aumento da produção de petróleo no país, com a exploração da camada pré-sal, não deverá resultar na redução do preço dos combustíveis. De acordo com Lobão, o petróleo sai da refinaria com preço adequado e, ao longo da cadeia, sofre elevação de preço resultante dos processos de transformação do produto e da incidência de impostos.

- Não poderíamos baixar o preço sem reduzir impostos - ponderou ele, afirmando que o governo precisa de arrecadação para realizar os investimentos no país. Além disso, Lobão ressaltou que a redução do preço do combustível estimularia o aumento exagerado de compra de veículos, o que inviabilizaria as cidades brasileiras.

Em sua apresentação aos senadores, em audiência conjunta das comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE), o ministro destacou a proposta de criação do Fundo social, mecanismo como o qual o governo pretende promover a distribuição da riqueza que será gerada pela exploração do petróleo no pré-sal

Mais informações a seguir



10/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nova gasolina reduzirá emissão de enxofre em 94%

CARLOS BEZERRA: O BRASIL REDUZIRÁ O PREÇO DOS ALIMENTOS NO MUNDO

Para Saturnino, mercado não reduzirá preço dos combustíveis sem intervenção do governo

Petrobras aumenta preço da gasolina

Copom prevê alta de 2,2% no preço da gasolina

Petrobras não descarta aumento do preço da gasolina