Lobão anuncia laboratório de energia alternativa no Maranhão



A inauguração, pela Universidade Federal do Maranhão, de um laboratório destinado ao estudo de fontes alternativas para geração de energia foi anunciada nesta sexta-feira (dia 8) pelo senador Edison Lobão (PFL-MA). Ele informou ao plenário que o laboratório será utilizado por alunos e professores do curso de engenharia elétrica que integram o Núcleo de Energias Alternativas. Serão desenvolvidos projetos de aproveitamento dos raios solares e da força dos ventos para a geração de energia.

- Acredito ser chegada a hora de ingressarmos na era das fontes alternativas de energia, disse Lobão. Sou daqueles que acreditam no aproveitamento das crises para a realização de mudanças e o desenvolvimento da criatividade como formas de superação dos problemas. A história da Humanidade está aí para dar razão a esse meu ponto de vista.

O senador Edison Lobão ressaltou que a montagem do laboratório foi feita a um custo de R$ 100 mil, financiados pelo Programa Trópico Úmido do Conselho Nacional de Pesquisas. Lembrou que, com o agravamento da crise do petróleo, a dificuldade de construção de hidrelétricas e termelétricas e a escassez de carvão mineral, entre outros fatores, as fontes alternativas de energia ganham mais importância. Lobão comentou ainda que essas fontes convencionais de energia geram grave degradação ao meio ambiente, com repercussões negativas sob o ponto de vista social, econômico e humano.

- Somam-se os motivos que aconselham investimentos maciços na tecnologia das energias alternativas, argumentou. Esta é, não só, uma alternativa eficiente mas, também, uma energia limpa, pura, não poluente, a princípio inesgotável, renovável e que pode ser encontrada em qualquer lugar.

Para o senador Lobão, o envolvimento da Universidade Federal do Maranhão na pesquisa de energia alternativas é um trabalho que eleva ainda mais o conceito de excelência desse centro acadêmico. "A iniciativa marca a proveitosa vida dessa instituição do meu estado, da qual tanto me envaideço", disse o senador.

08/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão aplaude programa de energia solar no Maranhão

Lobão: Maranhão já racionava energia e está sendo sacrificado

Lobão anuncia investimento chinês no Maranhão

Lobão anuncia lançamento de site com imagens cartográficas de todo o Maranhão

Lobão anuncia amplo programa de combate ao trabalho escravo no Maranhão e recebe dirigente da OIT

Leilão de energia alternativa será realizado no fim deste mês