Lobão anuncia lançamento de site com imagens cartográficas de todo o Maranhão
Lobão afirmou que, de acordo com o que disse Evaristo Eduardo de Miranda, coordenador do ZEE, "o Maranhão é o primeiro estado brasileiro integralmente coberto por cartas-imagem, na escala 1:250.000". Com isso, continuou, as referências geográficas dos 333.366 quilômetros quadrados do estado deixam de se basear em desenhos ou interpretações cartográficas, mas em imagens reais, registradas por satélites.
O ZEE foi realizado em 10 meses pela Embrapa Monitoramento por Satélite, de Campinas (SP), ao custo de R$ 1,6 milhão, informou o senador.
- Graças a programas desenvolvidos por pesquisadores da Embrapa, também é possível navegar pelas imagens de satélite de todo o estado obtendo detalhes de até 60 metros - explicou.
A utilidade do sistema, acrescentou, pode ser avaliada a partir da comparação das imagens de satélite de 1984 e 2000. No período, verificou-se que, na análise da evolução agrícola, não há uma grande expansão para novas áreas. Mais de 77% do estado mantiveram o mesmo tipo de ocupação agrícola existente há 16 anos. Na interpretação de Lobão, esse é um sinal de que o aumento da produção agrícola no Maranhão não está diretamente ligado à expansão de fronteiras agrícolas, como acontece no Mato Grosso e no Pará.
28/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão destaca lançamento de plano para erradicação do trabalho escravo no Maranhão
Lobão diz que construção de siderúrgica no Maranhão traria benefícios para todo o país
Lobão anuncia investimento chinês no Maranhão
Lobão anuncia laboratório de energia alternativa no Maranhão
Lobão anuncia lançamento de livro científico
LOBÃO ANUNCIA LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE PEDRO ALEIXO